Uma tentativa analítico-interpretativa de elementos da liturgia carismática, segundo implicações da pedagogia da linguagem total.

Nelson Luiz Posseti

Resumo


Este trabalho propõe-se a realizar uma análise interpretativa dos aspectos inerentes na liturgia do movimento de renovação carismática, a partir das inferências obtidas na “Pedagogia da Linguagem Total”, segundo Francisco Gutierrez. Dado o fato de não se conhecerem estudos e/ou pesquisas maiores neste âmbito, a tentativa será como a daquele marujo que necessita reparar sua embarcação ao mesmo tempo em que navega. Procurou-se elucidar hiatos existentes para que melhor se compreendam os significados dos Carismas tais como: expressões de fé através de sons e/ou palavras, orações em línguas( Glossolalia = fala em línguas), espontaneidade e participação emocionais, alegria explosiva, dinâmica de grupo ( círculos de oração), dançar, bailar, cantar..., numa perspectiva crítico-construtiva.

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DOI: https://doi.org/10.25110/akrópolis.v1i3.1581