FORMAR CIDADÃOS: ENTRE O DISCURSO E A REALIDADE

Autores

  • Carina de Oliveira Vieira Mochaider
  • Débora Mendes Bággio
  • Claudia Lopes Perpétuo

Resumo

Partindo do campo da psicologia e das relações estabelecidas
entre escola, educação e adolescência, este estudo pretende discutir os objetivos norteadores da prática educacional. Entendendo essas como de singular importância ao desdobramento de uma sociedade mais autônoma e com menos desigualdades. Vislumbram-se neste estudo as relações como construções históricas a partir de necessidades e significações humanas, sob a perspectiva da psicologia sócio-histórica de Vygotsky, na qual o ser humano vive num processo cíclico de trocas com o meio. A psicologia sócio-histórica transcende e critica visões naturalizantes sobre as quais foram construídas teorias pedagógicas e psicológicas, entre elas a própria compreensão da adolescência, que continua sendo vista sob a perspectiva de fase comum do desenvolvimento em detrimento a leitura crítica de construção em determinado momento de nossa história. Assim, este estudo suscita a refl exão, dentro da prática psicológica, ou seja, o inevitável momento de (re)pensar nossa postura enquanto agentes de mudança, entendendo que no âmbito educacional esta prática tem como diretriz o desenvolvimento de cidadania, pautado na promoção de saúde.

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Como Citar

Mochaider, C. de O. V., Bággio, D. M., & Perpétuo, C. L. (2011). FORMAR CIDADÃOS: ENTRE O DISCURSO E A REALIDADE. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 18(3). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/3184

Edição

Seção

Artigos