A Mídia Revista em Umuarama/PR: memória e publicidade

Sônia Maria Moro do Nascimento, Rodrigo Oliva

Resumo


O presente estudo faz o percurso de recuperar o histórico de produção de Revistas impressas lançadas na cidade de Umuarama / PR, perfazendo a trajetória desde sua fundação (1955) ao dias atuais (2010). Resgatou-se por meio de um levantamento bibliográfico e de realização de entrevistas com profissionais da comunicação e com a população umuaramense a edição inaugural dessa mídia, de junho de 1965. Este trabalho se lança numa dupla tarefa. Primeiramente, numa linearidade cronológica, registra a produção de revistas desde a publicação que marcou as origens da comunicação nesse formato até as edições que se seguiram culminando com a publicação da revista comemorativa Umuarama 55 anos (2010). É o retrato de quatro décadas e meia da história de comunicação local em cujas páginas a sociedade está representada. Na segunda parte impõe-se atenção no processo comunicativo do meio revista como produto cultural, em seu perfil de mídia local, a fim de explicitar se a dinâmica de comunicação dessa mídia se faz valer de seu duplo potencial: o publicitário e o de conservação da memória da sociedade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25110/akrópolis.v19i1.3478