Afinal, por que tanta dificuldade em leitura?

Autores

  • Rafaela Nunhes Greghi
  • Simone Camacho
  • Miguel Fecchio

Resumo

A preocupação por tentar desenvolver nos alunos o gosto pela leitura vem despertando o interesse não só de
professores e estudiosos da área de linguagem, como também de psicólogos, sociólogos e educadores de todas as partes do
mundo. A modernidade exige que um leitor eficiente ultrapasse os limites do campo visual e seja capaz de buscar no interior
do texto informações que não estão nele explícitas, acionando mecanismos mentais de recuperação, de resgate de mensagens
armazenadas na memória de longo prazo e que, associadas ao seu conhecimento de mundo, permitam-lhe interagir com o
que foi lido a fim de haver uma comunicação eficaz. Pesquisas nessa área discutem a importância de se realizar uma leitura
que vá além do alcance dos olhos. Muito mais que decifrar os códigos utilizados para a emissão de uma mensagem escrita,
ler implica compreensão daquilo que ultrapassa os limites da simples decodificação. Dessa forma, o presente artigo tem
por objetivo realizar revisão bibliográfica das obras de alguns pesquisadores na tentativa de encontrar formas eficazes para
professores que se sintam interessados em formar leitores para a vida inteira.

Downloads

Publicado

12-08-2008

Como Citar

Greghi, R. N., Camacho, S., & Fecchio, M. (2008). Afinal, por que tanta dificuldade em leitura?. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 12(3). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/409

Edição

Seção

Artigos