O tempo nunesiano em conto de escola de Machado de Assis

Autores

  • Maria Regina Fedri Pereira
  • Luzinete Cunha Menegueti
  • Nílvio Ourives do Santos

Resumo

Benedito Nunes, teórico renomado, conceitua quatro tipos de tempo distintos: tempo físico, tempo histórico,
tempo psicológico e tempo lingüístico; tempo físico baseia-se nos fatos criados a partir do imaginário do autor, ou seja,
os fatos inventados que compõem a história; tempo histórico, por sua vez, corresponde aos fatos pertencentes ao mundo
real, que podem ser comprovados através de documentos de sua existencialidade; tempo psicológico centra-se no campo
psíquico da personagem, tenta fundir o presente com o passado num momento impreciso, tempo que originará os romances
de fluxo; tempo lingüístico, no entanto, refere-se aos dêiticos – hoje, amanhã, agora, entre outros e estabelece o presente da
enunciação que distingue o ato de narrar da voz narrativa. Dentro dessa perspectiva, Nunes diz que o tempo cronológico está
interligando o tempo físico ao tempo histórico, como elemento de distinção do real e do imaginário, conquanto possibilitaria a
classificação da literariedade. Ora os fatos narrados mostram-se fundamentados no mundo real, ora no mundo imaginário, de
modo que a estruturação da fábula literária delimita – ordem, duração e direção. Ainda, a partir do modernismo, iniciou-se a
preocupação crítica quanto à classificação da literariedade das obras ficcionais, devido à transposição do real e do imaginário,
possibilidade esta advinda da visão aristotélica do verossímil; assim sendo, buscamos com essa comunicação, demonstrar a
estrutura nunesiano na narrativa de pequena extensão Conto de Escola de Machado de Assis, autor pertencente ao Realismo,
mas com a visão dos escritores modernos, mesclando os fatos verídicos com os imaginários, característica principal para a
nomenclatura da fábula proposta pelo teórico em questão.

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Publicado

12-08-2008

Como Citar

Pereira, M. R. F., Menegueti, L. C., & Santos, N. O. do. (2008). O tempo nunesiano em conto de escola de Machado de Assis. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 12(3). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/411

Edição

Seção

Artigos