Uma experiência de leitura em três momentos

Neiva Garcia Magron, Simone Lea Marques Barreto, Miguel Fecchio

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de leitura em sala de aula, em que se contemplam
três momentos da atividade – pré-leitura, durante a leitura e pós-leitura -, bem assim divulgar os resultados de sua aplicação
na prática. Para tanto, buscou-se fundamentos em estudos teóricos e nas estratégias de leitura sugeridas por Solé (1998). A
priori, tal atividade é indicada a alunos de 8ª série do Ensino Fundamental e/ou 1º ano do Ensino Médio. Com esta iniciativa,
busca-se mostrar que é possível estimular o hábito da leitura crítica, despida de ingenuidade, que proporcione ao adolescente
uma atividade que seja ao mesmo tempo reflexiva e prazerosa e que auxilie o educando a superar os conflitos que enfrenta
por conta da puberdade, época em que muitas mudanças ocorrem na vida do ser humano, tanto no aspecto físico quanto no
intelectual e emocional, e que geram certos distúrbios, afetando os relacionamentos dos jovens entre si e com os outros, na
escola e fora dela.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25110/akrópolis.v12i3.417