O brinquedo na educação infantil: contribuições de Piaget, Vigotsky e Vallon

Autores

  • Eliane Campos Ruiz Leite
  • Juliana Bueno Ruiz
  • Adélia Maria Campos Ruiz
  • Terezinha de Fátima Aguiar

Resumo

O presente artigo teve como objetivo identificar a importância do lúdico no desenvolvimento da prendizagem da
criança na Educação Infantil na visão de Vigotsky, Vallon e Piaget. Para tanto, num primeiro momento buscou-se abordar
sobre o novo enfoque da educação infantil e, posteriormente, sobre a importância do brinquedo no desenvolvimento da
aprendizagem da criança. Este estudo permitiu analisar e compreender a complexidade dos fatores que influenciam de
maneira determinante a educação na sua totalidade e a importância das atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem
na Educação Infantil. A atividade imitativa não é um processo mecânico, mas sim uma oportunidade que a criança tem para
realizar ações que estão além de sua própria capacidade, o que contribui para o seu desenvolvimento. As atividades lúdicas
favorecem oportunidades às crianças para explorarem aspectos da vida, pois as brincadeiras e os jogos são as melhores
maneiras de a criança comunicar-se, sendo um instrumento que ela possui para relacionar-se com outras crianças. É através
das atividades lúdicas que a criança convive com os diferentes sentimentos que fazem parte da sua realidade interior e permite
a ela estabelecer suas relações sociais.

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Publicado

12-08-2008

Como Citar

Leite, E. C. R., Ruiz, J. B., Ruiz, A. M. C., & Aguiar, T. de F. (2008). O brinquedo na educação infantil: contribuições de Piaget, Vigotsky e Vallon. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 13(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/449

Edição

Seção

Artigos