EXISTENCIALISMO SARTREANO E A CONTRACULTURA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE INTERTEXTUAL DA CANÇÃO ALEGRIA, ALEGRIA

Autores

  • Thaís Serafim dos Santos Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Frank Antonio Mezzomo
  • Cristina Satiê de Oliveira Pátaro

Resumo

Este artigo busca evidenciar as relações entre as ideias do filósofo existencialista Jean Paul Sartre e a letra da canção Alegria, alegria, de Caetano Veloso, considerada um dos símbolos do tropicalismo e do movimento da contracultura no Brasil. Para tanto, a análise coloca em evidência a intertextualidade implícita nos versos da canção, tendo como pressuposto as relações dialógicas que permeiam os processos de produção e compreensão dos textos. Compreende-se que o existencialismo sartreano – que coloca em foco a existência e a liberdade do sujeito, bem como a importância da ação e do projeto de vida – exerceu influências no movimento da contracultura não apenas na França como também no Brasil, servindo de base para as manifestações artísticas de contestação e inovação, que emergiram em meio à vigência do regime militar vigente.

Biografia do Autor

Thaís Serafim dos Santos, Universidade Paranaense - UNIPAR

Frank Antonio Mezzomo

Cristina Satiê de Oliveira Pátaro

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Publicado

17-03-2016

Como Citar

Santos, T. S. dos, Mezzomo, F. A., & Pátaro, C. S. de O. (2016). EXISTENCIALISMO SARTREANO E A CONTRACULTURA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE INTERTEXTUAL DA CANÇÃO ALEGRIA, ALEGRIA. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 22(2). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/5582

Edição

Seção

Artigos