O DIREITO AO ESPORTE E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA DÉCADA DE 80: O ARTIGO 217 EM DEBATE

Autores

  • Selson Garutti Professor de Filosofia pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná SEED-PR. http://orcid.org/0000-0001-5348-7842
  • Rafael Pires Machado Professor de Educação Física pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR).

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v26i2.7102

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar em qual conjuntura da Educação Física brasileira foi instituído o Artigo nº 217, o qual versa sobre o direito ao desporto. Como essa lei modificou o paradigma de esporte vigente. Utiliza a referência do materialismo histórico e como procedimento de estudo a pesquisa bibliográfica e a análise documental (TUBINO, 1992; 1994; 1997) & (OLIVEIRA. 1986; 1994; 2010). Conclui-se que essa conjuntura contribuiu para reorganizar o pensamento esportivo brasileiro, pelo qual se passou a considerar uma dimensão mais humanizante do esporte em detrimento a uma dimensão de esporte de rendimento.

Biografia do Autor

Selson Garutti, Professor de Filosofia pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná SEED-PR.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Professor de Filosofia pelo Estado do Paraná.

Rafael Pires Machado, Professor de Educação Física pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR).

Licenciado em Educação Física (UNICESUMAR); Especialização em Educação Profissional (Instituto Paranaense de Ensino); Especialização em Educação de Jovens e Adultos (Instituto Paranaense de Ensino). Professor de Educação Física pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR).

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Publicado

17-06-2019

Como Citar

Garutti, S., & Machado, R. P. (2019). O DIREITO AO ESPORTE E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA DÉCADA DE 80: O ARTIGO 217 EM DEBATE. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 26(2). https://doi.org/10.25110/akropolis.v26i2.7102

Edição

Seção

Artigos