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Diretrizes para Autores

NORMAS DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA A EDUCERE - REVISTA DA EDUCAÇÃO

OBJETIVOS
A revista EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR publica trabalhos inéditos das diversas áreas da Educação, tais como ensino-aprendizagem, currículo, psicologia educacional, políticas e práticas na Educação Básica e Ensino Superior, Educação Ambiental, Educação em Saúde e Educação Profissional, tecnologia educacional, dentre outras.

I) APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
1) Os originais devem ser digitados em Word for Windows, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5, em folha tamanho A4, com margens de 2,0cm.
2) Os trabalhos podem ser submetidos em português, espanhol e inglês, devendo apresentar o título, o resumo e as palavras-chave, obrigatoriamente nessas três línguas (Título, Title e Título; Resumo, Abstract e Resumen; Palavras-chave, Keywords e Palabras clave), com o objetivo de permitir a divulgação dos trabalhos em indexadores e base de dados estrangeiros.
3) Em uma página à parte deve constar o título do trabalho, o nome completo dos autores (sem abreviações) e a ordem de apresentação, a formação, o vínculo institucional, o cargo ou função que desempenham, endereço para correspondência e e-mail. Para submissões on line esta página não é necessária, visto que os dados serão preenchidos no formulário eletrônico.
4) Na primeira página do artigo deve constar o título completo do trabalho, o resumo e as palavras-chave, (português, inglês e espanhol), omitindo-se o(s) nome(s) do(s) autor(es).
5) As figuras devem ser numeradas sequencialmente, assim como quadros e tabelas, e devem ser apresentadas no corpo do texto. Toda figura, quadro e tabela deve ter título, colocado acima de figura, quadro e tabela. Todos os materiais gráficos devem apresentar resolução mínima de 300 dpi, com extensão jpg.
6) As notas de rodapé só devem ser utilizadas quando estritamente necessárias.
7) Os autores devem indicar o órgão financiador da pesquisa, se houver, e se o projeto passou por Comitê de Ética da área, com cópia do certificado de aprovação. Para submissões on line deve ser enviada cópia escaneada como arquivo suplementar.

II) NORMAS EDITORIAIS
1) Todas as colaborações devem ser enviadas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER, endereço: http://revistas.unipar.br/index.php/educere/login.
2) Deve ser encaminhada uma carta de submissão assinada por todos os autores do trabalho, escaneada como arquivo suplementar.
3) Os originais serão aceitos em língua portuguesa, em língua espanhola ou em língua inglesa.
4) A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
5) Os autores assumem a responsabilidade quanto às informações e aos dados apresentados no manuscrito. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da EDUCERE - Revista da Educação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa do Conselho Editorial da revista. Os originais não serão devolvidos aos autores.
6) As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
7) Os trabalhos devem ser classificados nas seguintes seções:
7.1) Artigos de pesquisa, resultantes de pesquisa e estudos concluídos, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave), Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussão (que podem estar combinados) Conclusões; Agradecimentos (se houver) e Referências, com, no máximo, 20 páginas.
7.2) Artigos de revisão, resultantes de pesquisa bibliográfica com análise crítica sobre determinado tema, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave); Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais; Referências, com, no máximo, 30 páginas.
7.3) Relatos de experiência, resultante de experiência individual ou coletiva de proposta de intervenção, relevante na área da Educação, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave), Introdução, Objetivos, Relato indicando com precisão as condições de realização do trabalho, Discussão; Considerações Finais; Referências, com, no máximo, 15 páginas.
7.4) Resumos (Abstracts e Resumen) de dissertações e teses, ressaltando objetivo, metodologia, breve discussão dos resultados e conclusão do trabalho, com, no máximo, uma página.
8) Os originais serão submetidos à aprovação de consultores nos temas tratados, sem a identificação de autoria. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas do Conselho de Consultores e do Conselho Editorial, que deverá selecionar os títulos a serem publicados.

III) CITAÇÕES
O sobrenome do autor fora de parênteses deve ser escrito com a primeira letra maiúscula e o restante em minúscula e, dentro de parênteses deve ser todo em letras maiúsculas.
As citações no texto devem ser feitas pelo sistema autor-data (NBR 10520 - ago. 2002). As citações diretas devem vir entre aspas e acrescido o número da página e citações com três linhas ou mais devem apresentar recuo, letra menor que o texto, sem aspas. Em citações de citações deve ser utilizada a palavra apud e a obra original a que o autor consultado está se referindo deve vir em nota de rodapé.
Exemplos
1) Citação direta
Segundo Carvalho e Silva (1996, p. 68) “ler para aprender, no entanto, é tarefa complexa” e, ao contrário do que pensam muitos professores do Ensino Superior, cabe a esse nível de ensino a tarefa de melhorar a competência em leitura.
2) Citação direta com mais de três linhas

A discussão sobre a relação educação-meio ambiente contextualiza-se em um cenário atual de crise nas diferentes dimensões, econômica, política, cultural, social, ética e ambiental (em seu sentido biofísico). Em particular, essa discussão passa pela percepção generalizada, em todo o mundo, sobre a gravidade da crise ambiental que se manifesta tanto local quanto globalmente (GUIMARÃES, 2000, p. 15).

3) Citação indireta
Segundo Fusari et al. (1990), a alteração transformou o curso Normal em Habilitação Profissionalizante ao Magistério trouxe importantes consequências para a formação de professores.
4) Citação de citação.
A linguagem só pode ser analisada em seu vínculo com a vida e história (BAKHTIN apud FREITAS, 2005)

IV) REFERÊNCIAS / REFERENCES / REFERENCIAS
As referências citadas devem ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, segundo a norma NBR 6023 (ago. 2002). / References should be in alphabetical order at the end of the text, according to the BR 6023 rule (August 2002). / Las referencias mencionadas deben ser presentadas en orden alfabética en el final del texto, según la norma NBR 6023 (ago 2002).

Exemplos / Examples / Ejemplos

Livro / Books / Libro:

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 99 p.
Mais de três autores / More than three authors / Más de tres autores:
FUSARI, J. C. et al. O professor de primeiro grau: trabalho e formação. São Paulo: Loyola, 1990. 85 p.

Capítulo de livro / Book chapters / Capítulo de libro:

MANZANO, M. A.; DINIZ, R. E. S. A temática ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental. In: NARDI, R.; BASTOS, F.; DINIZ, R. E. S. Pesquisa em ensino de ciências: contribuições para a formação do professor. São Paulo: Escrituras, 2004. p.153-172.

Artigo de periódico / Periodic articles / Artículo de periódico:

FREITAS, M. T. A. Sites construídos por adolescentes: novos espaços de leitura/escrita e subjetivação. Cad. Cedes, v. 25, n. 65, p. 87-101, jan./abr. 2005.

Monografia, Dissertação ou Tese / Monographs, Dissertations or Academic Theses / Monografía, Disertación o Tesis: 

CAMPOS, M. F. C. Educação ambiental e paradigmas de interpretação da realidade: tendências reveladas. 2000. 389 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, 2000.

Trabalho apresentado em evento / Articles presented in event / Trabajo presentado en evento:

LOPES, A. C.; GOMES, M. M.; LIMA, I. D. S. Diferentes contextos na área de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias dos parâmetros curriculares nacionais do Ensino Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 3., 2001, Atibaia, Anais... Atibaia: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2001. CD-ROM.
ESTRADA, A. A. Cultura e educação: novas perspectivas sobre a organização escolar. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E FÓRUM DE PESQUISA, 1., 2002, Umuarama, Anais... Umuarama: Universidade Paranaense, 2002.

Periódico on-line / Online Periodics / Periódico on-line:

AZANHA, J. M. P. Parâmetros curriculares nacionais e a autonomia da escola. International Studies on Law and Education, 2001. Disponível em: <http://www.hottopos.com/harvard3/zemar.htm>. Acesso em: 16 jun. 2002.

Documento jurídico/ Juridical acts / Documento jurídico:

BRASIL. Ministério da Educação. Propostas de diretrizes para a formação inicial de professores da Educação Básica em curso de nível superior. Brasília: MEC, 2000. 86 p.
PARANÁ. Lei complementar, no 103 de 15 de março de 2004. Institui e dispõe sobre o plano de carreira do professor da rede estadual de Educação Básica do Paraná. Diário Oficial [do] Estado do Paraná, Curitiba, n. 6687, 15 mar. 2004.

 

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