Literatura infanto juvenil – adaptação de Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis

Autores

  • Priscila Pereira
  • Nádia Aparecida Marquini Lombardo
  • Sebastião Faustino Ventura
  • Cristiane Regina Corsini
  • Sônia Maria Dornellas Morelli

Resumo

Este trabalho visa a analisar a obra clássica Memórias Póstumas de Brás
Cubas de Machado de Assis e confrontá-la com a sua adaptação feita por José Louzeiro.
Para subsídio teórico deste estudo, foram analisados o papel da escola na formação
do leitor crítico e a presença da Cultura de massa e da Indústria Cultural. A partir do
confronto, puderam-se perceber os ganhos e as perdas quando se substitui a obra clássica
pela adaptada. Ao deixar de ler a obra clássica, o leitor perde em conhecer a estrutura
formática, a linguagem, vocabulário e as expressões da época usadas por Machado de
Assis. Por outro lado, conhece o mesmo enredo da obra clássica. Podemos observar, por
exemplo, que a fi gura da mulher é vista da mesma maneira nas duas obras. A partir do
confronto entre as obras e os estudos teóricos detectamos como a Indústria Cultural se
faz presente levando os clássicos até os nossos jovens. Por isso, é importante a formação
contínua do professor no que diz respeito à leitura crítica, aos conhecimentos de obras nas
bibliotecas de escolas de ensino fundamental e aos textos que contribuem para a formação
de um leitor mais hábil.

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Publicado

22-01-2008

Como Citar

Pereira, P., Lombardo, N. A. M., Ventura, S. F., Corsini, C. R., & Morelli, S. M. D. (2008). Literatura infanto juvenil – adaptação de Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 5(2). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/163

Edição

Seção

Artigos