Professoras das séries iniciais do ensino fundamental e suas interações com os parâmetros curriculares nacionais

Autores

  • Maria Anastácia Manzano
  • Renato Eugênio da Silva Diniz

Resumo

Este trabalho é um recorte em um estudo mais amplo sobre a temática
ambiental nas séries iniciais de Ensino Fundamental1 e teve como objetivo estudar,
no discurso de professoras desse nível de ensino, a sua interação com os Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN) em geral e especifi camente com relação aos PCN
de Ciências Naturais e ao Tema Transversal Meio Ambiente. Foram entrevistadas
21 professoras de escolas estaduais do município de Botucatu-SP. Os resultados
indicam que, apesar das professoras conhecerem o documento, este é pouco
lido e pouco discutido nas escolas. As respostas afi rmativas para a leitura de
Ciências Naturais e do Tema Transversal Meio Ambiente foram 5 e 6 professoras
respectivamente. Em geral, a consulta ao documento é realizada somente no
momento do planejamento e privilegia-se Língua Portuguesa e Matemática neste
nível de ensino. Segundo o grupo entrevistado, a maior novidade que o documento
trouxe foi o trabalho com a realidade do aluno e o maior problema que apresenta é
o de se esquecer da realidade do professor, revelada principalmente pela carência
material.

Downloads

Publicado

22-01-2008

Como Citar

Manzano, M. A., & Diniz, R. E. da S. (2008). Professoras das séries iniciais do ensino fundamental e suas interações com os parâmetros curriculares nacionais. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 4(2). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/171

Edição

Seção

Artigos