As tecnologias de informação e comunicação na formação continuada dos professores

Autores

  • Jane Maria Nóbrega Aoki

Resumo

Uma das características deste novo século é a conexão da sociedade
com a ciência e as mudanças de maior impacto são as tecnologias de informação
e comunicação, que alteram não apenas a produção de bens e serviços, mas
também as relações sociais e econômicas. Estes recursos, porém, ainda não
estão sendo muito explorados no âmbito da educação, e uma forma de utilização
em particular consiste na formação continuada de professores. A utilização da
tecnologia da informação e comunicação como recurso na aprendizagem contínua
de professores estabelece uma interconexão entre os pilares da educação, com a
crescente segmentação do “saber”; o saber conhecer, o saber fazer, o saber ser,
potencializando-se no saber conviver. As novas Tecnologias de Informação e
Comunicação proporcionam ao professor uma mudança de papel, passando a
atuar mais como um orientador ou facilitador na construção do conhecimento
e representam um vasto campo de estudo e aplicações, que permitem aos seus
usuários desenvolverem aspectos importantes não só ao processo educativo. Um
processo que ainda se encontra em fase inicial no país.

Downloads

Publicado

22-01-2008

Como Citar

Aoki, J. M. N. (2008). As tecnologias de informação e comunicação na formação continuada dos professores. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 4(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/181

Edição

Seção

Artigos