PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Autores

  • Lucimar Pereira Bonett
  • Tatiane Machado
  • Vaníria Lyzyk Teixeira Bianchi
  • Débora de Oliveira Fernandes
  • Michely Almeida

Resumo

Ciência, devido à sua natureza e, sobretudo, ao seu desenvolvimento, deixou de ser um assunto meramente de cientistas e diz respeito aos cidadãos em geral. De fato, os desenvolvimentos alcançados pela ciência, juntamente coma tecnologia, se tornaram determinantes em nossas vidas no dia a dia. A Ciência e Tecnologia entram diariamente em nossas casas através de jornais, TV ou rádio, e qualquer cidadão discute assuntos que a envolvem. A primeira questão, quando se fala do ensino de ciências, é o que se entende por ciência. Muitas vezes a palavra tecnologia aparece associada à palavra “ciência” e fala-se então do ensino de “Ciência e Tecnologia”, embora o significado destas palavras não esteja bem claro, podendo ser associado às teorias abstratas, a conceitos difíceis, máquinas complexas, entre outros. Assim, o desafio deste trabalho foi verificar o interesse, grau de informação, atitudes, visões e conhecimentos que os alunos do ensino médio do Colégio Estadual Pato Bragado, localizado no Município de Pato Bragado, Oeste do Paraná, têm sobre Ciência e Tecnologia. A coleta dedados deu-se por meio de um questionário com perguntas de múltipla escolha sobre o interesse, atitude e visão que os mesmos têm sobre CTS, aplicado para 41 alunos, todos acima de 18 anos de idade. Conclui-se que os alunos têm noçãode Ciência e Tecnologia, mas não as associam ao seu cotidiano, evidenciando a necessidade da implantação de um ensino que abranja a Ciência, Tecnologia e Sociedade, para a formação de novas idéias, conhecimentos básicos e atitudes que possam conduzir os alunos a se interessarem pelo assunto, contribuindo para o desenvolvimento dos cidadãos.

Downloads

Como Citar

Bonett, L. P., Machado, T., Bianchi, V. L. T., Fernandes, D. de O., & Almeida, M. (2009). PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 8(2). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/2452

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa