A APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Diego Marlon Santos, Jaqueline de Freitas Zucoloto, Célia Macorin Gomes

Resumo


Diante ao surgimento de novas tecnologias a Educação a Distância vem passando por transformações propiciando assim, o desenvolvimento de uma aprendizagem independente e flexível. Neste contexto, este artigo tem como objetivo destacar a construção do conhecimento, princípios e ideias de concepções construtivistas e a autonomia intelectual que se tornam presentes a todo o momento no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, analisa-se o processo ensino-aprendizagem a partir de três aspectos essenciais; a aprendizagem significativa, memorização compreensiva e funcionalidade do aprendido, na qual o aluno constrói, modifica, diversifica e coordena os seus esquemas, enriquecendo seu conhecimento. A aprendizagem por cooperação na Educação a Distância se destaca conduzindo a níveis altos de desenvolvimento cognitivo; todavia, o trabalho deve ser realizado em conjunto, de modo que aluno e professor realizem um estudo que possam compartilhar múltiplas perspectivas.

Palavras-chave


Educação a Distância; Aprendizagem significativa; Memorização compreensiva; Funcionalidade e construtivismo

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DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v10i2.2010.3607