A INFORMÁTICA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Ednéia Aparecida Bernardineli Bernini

Resumo

O tema deste trabalho é a mídia na educação, com enfoque na informática, mais precisamente, na análise de questionários aplicados a professores de uma escola pública do município de Marialva – Paraná. A importância deste trabalho de pesquisa centra-se na investigação da prática pedagógica mediante os recursos disponíveis. A partir de análises dos questionários, procura-se contribuir para que haja reflexão do exercício da função pedagógica. Esta pesquisa se fundamenta no modelo qualitativo e quantitativo, delimitado ao universo dos professores de uma escola do município referido, priorizando-se a prática docente por meio da informática, tendo como abordagem a teoria vista no curso de Mídias Integradas na Educação. Constata-se que, apesar de haver os mais diversos recursos pedagógicos nas escolas, o livro didático ainda é o mais utilizado. Mesmo assim, outros recursos impressos (jornal, revista, gibi, mapa, fotos), bem como rádio, TV, vídeo, DVD, informática (computador e internet), datashow, entre outros estão sendo utilizados. O que ficou evidenciado foi a utilização da informática com alunos de forma tímida e esporádica. Além disso, foram diagnosticadas várias dificuldades em relação ao uso desses recursos, tais como: manuseio, tempo, falta de equipamento, entre outros, independente de tempo de atuação na educação. Mesmo diante das dificuldades, praticamente todos os professores consideram o uso do computador e internet como instrumento pedagógico positivo. Os resultados da análise demonstram insatisfações e inseguranças quanto às mídias mais recentes. Assim, fica evidente a necessidade de se ofertar mais cursos de formação nesta área, para que haja mudanças significativas e maior coerência entre o momento histórico atual e a prática docente no que diz respeito ao uso das tecnologias.

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Publicado

17-06-2013

Como Citar

Bernini, E. A. B. (2013). A INFORMÁTICA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 11(2). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/4283

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa