EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: PROPOSTAS DE ATIVIDADES DE ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores

  • Carlos Teles de Miranda
  • Guataçara dos Santos Júnior
  • Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
  • Luiz Alberto Pilatti

Palavras-chave:

Educação, Matemática, Matemática Crítica

Resumo

Este artigo foi elaborado para provocar reflexões em torno do ensino de matemática por intermédio da Educação Matemática Crítica. Apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada que teve como objetivo, interpretar a concepção de futuros professores sobre a Educação Matemática Crítica. Tal pesquisa foi aplicada a acadêmicos (em sua maioria, jovens) do 4º Ano do Curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade de Cascavel no Paraná, Brasil. Inicialmente foram feitas considerações em torno da Educação Crítica, estabelecendo relações entre ela e a Educação Matemática. Para a coleta de dados, os trabalhos foram realizados de modo que os acadêmicos produzissem uma aula para ser aplicada a alunos do Ensino Médio. Tais produções constituíram uma quantidade substancial de material para a análise. Os resultados mostraram que a capacidade de produção dos acadêmicos é boa, pois propuseram situações problematizadoras bastante interessantes em diversos campos, principalmente, o social.

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Publicado

24-04-2014

Como Citar

Miranda, C. T. de, Júnior, G. dos S., Pinheiro, N. A. M., & Pilatti, L. A. (2014). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: PROPOSTAS DE ATIVIDADES DE ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 12(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/4530

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa