Pesquisa em educação com adolescentes: percepção e cognição de problemas ambientais urbanos em Bragança Paulista (SP)

Autores

  • Roberto Teixeira de Lima
  • Lívia de Oliveira

Resumo

A percepção e cognição de problemas ambientais por adolescentes
que vivem nas proximidades ou em lugares impactados por seus efeitos, devem
ser levadas em consideração ao serem avaliadas prioridades dentre as ações
mitigadoras, ou saneadoras, das questões ambientais. São importantes fontes
de informação para o levantamento da situação ambiental presente e passada,
e dos interesses e expectativas, individuais e coletivos, para a construção de
melhor qualidade de vida para todos. A presente investigação teve como objetivo
levantar a percepção e cognição ambiental de estudantes adolescentes, moradores
de Bragança Paulista (SP), a respeito de problemas ambientais urbanos de sua
cidade. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa em educação, para a qual
utilizamos a técnica de aplicação de questionário, que levou os participantes a
refl etirem e avaliarem a situação ambiental do lugar onde vivem ao classifi carem
os problemas ambientais que reconhecessem em seu entorno. Esta pesquisa foi
realizada em abril de 2006 e participaram 50 adolescentes, com idade entre 14
a 17 anos, estudantes do 1o ano do Ensino Médio da Escola Estadual “Mathilde
Teixeira de Moraes” (Cidade Planejada I, Bragança Paulista, SP). Os resultados
obtidos mostram que a percepção ambiental e cognição dos adolescentes, quanto
aos problemas ambientais urbanos, está condizente com os dados encontrados
na literatura técnica sobre tais questões e reforçam a opinião de que as consultas
realizadas à sociedade podem constituir importante material de subsídio para a
tomada de decisões frente às questões ambientais.

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Publicado

22-01-2008

Como Citar

Lima, R. T. de, & Oliveira, L. de. (2008). Pesquisa em educação com adolescentes: percepção e cognição de problemas ambientais urbanos em Bragança Paulista (SP). Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 7(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/577

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa