AS INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO: MUDANÇAS DE PERFIL E DE COMPORTAMENTO COMO ELEMENTOS ESSENCIAIS ÀS NOVAS DEMANDAS

Valmir Alberto Thomé, Eusélia Paveglio Vieira, Jorge Oneide Sausen

Resumo


temática de estudo é sobre a inserção de processos inovadores pelas organizações que buscam satisfazer os consumidores e continuarem competitivas no mercado, no entanto, não detêm um modelo padronizado de departamento especializado que possibilite a concretização desses processos. Investiga se há um modelo ideal de estrutura organizacional com base nas características de inovação que cada ator - colaborador, arquiteto de experiências, cenógrafo e cuidador - representa neste processo, na interação entre eles, bem como nas etapas do processo inovador. Realiza revisão de literatura com procedimentos metodológicos de pesquisa exploratória e descritiva, com meios bibliográficas de investigação. Os resultados indicam que em razão das mudanças de perfil e de comportamento da sociedade, as organizações têm buscado as inovações tecnológicas em produtos e serviços a fim de atender às novas demandas. Também as demandas na área da educação motivaram o desenvolvimento de propostas inovadoras atendendo a uma sociedade que busca alternativas para as suas necessidades. Um modelo ideal de estrutura organizacional será possível na medida em que cada um dos atores represente o seu papel no planejamento e desenvolvimento de ideias inovadoras que permitam interpretar as novas demandas.


Palavras-chave


Inovação. Educação. Tecnologia. Perfil. Comportamento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v18i2.2018.6343