A PERFORMANCE DO UNIVERSO COMUNICACIONAL NA PUBLICIDADE IMPRESSA DE UMUARAMA/PR EM CINCO DÉCADAS

Autores

  • Sônia Maria Moro do Nascimento Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Keila Cristine Cerozino
  • Yasmim Thainá Marques Pipino

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v17i2.2017.6603

Resumo

Esta investigação percorreu as origens da mídia impressa, o jornal, em Umuarama/PR, sob uma perspectiva histórica e também de aspectos da linguagem que se referem à dinâmica da produção discursiva bem como da técnica, com vistas no crescimento e tendências da atividade publicitária para o desenvolvimento local e regional. O estudo centrou-se na análise de exemplares de jornais, desde as primeiras edições no início dos anos 1960 até 2007, a fim de identificar as transformações pelas quais passaram a comunicação publicitária impressa com ênfase nos aspectos verbal e visual da linguagem e seus desdobramentos. O acesso a esse material se deu por meio de visitas e de consultas a alguns acervos públicos e institucionais e também de exemplares de circulação periódica.

Downloads

Publicado

20-02-2018

Como Citar

Nascimento, S. M. M. do, Cerozino, K. C., & Pipino, Y. T. M. (2018). A PERFORMANCE DO UNIVERSO COMUNICACIONAL NA PUBLICIDADE IMPRESSA DE UMUARAMA/PR EM CINCO DÉCADAS. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 17(2). https://doi.org/10.25110/educere.v17i2.2017.6603

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa