CURRÍCULO: DESENHOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS. A PROPOSTA CURRICULAR DE UMBUZEIRO - PB PARA O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

José Rogério da Silva

Resumo


O trabalho apresenta uma reflexão acerca da Proposta Curricular para o ciclo de alfabetização dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação de Umbuzeiro – PB, uma coletânea de orientações e sugestões que possam contribuir para a prática em sala de aula. Uma propositura de se imprimir um parâmetro de trabalho comum às escolas do Sistema Municipal de Ensino. Considerando ainda as especificidades da Alfabetização e do Letramento presentes nos anos iniciais, em cada escola e no interior da sala de aula, se optou por organizar os conhecimentos em ciclos, sendo que o primeiro contempla os três primeiros anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º, 2º e 3º anos de escolaridade), como escopo da abordagem o componente curricular de língua portuguesa. Dentro de uma lógica e organização que introduz, retoma, trabalha e consolida os conhecimentos escolares, visando favorecer o desenvolvimento das capacidades e habilidades, sob seis grandes eixos. Em meio a uma abordagem histórica e teórica do currículo no Brasil, do processo de alfabetização e letramento, sempre fazendo um contraponto com a Proposta Curricular do Município de Umbuzeiro – PB, sempre em uma perspectiva de pesquisar/debater/ refletir acerca do tema.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v18i1.2018.6794