PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS NO ENSINO SUPERIOR: FUNDAMENTOS LEGAIS E DIMENSÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v19i1.2019.6869

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os elementos que constituem o Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação, visando auxiliar os processos de sua construção coletiva. Pautado em uma revisão bibliográfica, aborda as dimensões legais e político-pedagógicas que envolvem sua organização e estruturação, tendo em vista a necessidade de oportunizar um debate fundamentado e a integração da comunidade acadêmica em torno do trabalho educativo pretendido. Para além de uma exigência legal, normatizada no âmbito das políticas de avaliação do ensino superior brasileiro, o Projeto Pedagógico constitui-se em um compromisso político frente à formação humana almejada, envolvendo posicionamentos teóricos e metodológicos acerca do currículo e das práticas pedagógicas que serão adotadas, tendo um caráter dinâmico e de incompletude. Para isso, são definidos aspectos conceituais, contextuais, operacionais e avaliativos, compondo a identidade do curso e explicitando sua função social.

Biografia do Autor

Neide de Almeida Lança Galvão Favaro, Universidade Estadual do Paraná - Unespar - Campus de Paranavaí

Doutora em Educação (UFSC), Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia da Unespar - Campus de Paranavaí, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Educação na Sociabilidade do Capital - GEPTESC e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Capital, Trabalho e Educação - GECATE, ambos certificados no CNPQ.

Downloads

Publicado

09-09-2019

Como Citar

Favaro, N. de A. L. G. (2019). PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS NO ENSINO SUPERIOR: FUNDAMENTOS LEGAIS E DIMENSÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 19(1). https://doi.org/10.25110/educere.v19i1.2019.6869

Edição

Seção

Artigos de Revisão