A CONSTRUÇÃO DA AFETIVIDADE NO PRIMEIRO ANO DE VIDA: UMA LEITURA SÓCIO-HISTÓRICA

Autores

  • Thamilly Rozendo Luppi Universidade Estadual de Maringá
  • Alvaro Marcel Palomo Alves Departamento de Psicologia, Universidade Estadual de Maringá - UEM http://orcid.org/0000-0002-8320-3131

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v19i1.2019.6872

Resumo

O desenvolvimento infantil foi alvo de estudos de diversos pensadores ao longo do século XX e XXI. O tema da afetividade estudada pelos teóricos Lev Vigotski e Henri Wallon demonstra a importância do fenômeno para o entendimento de diversos sistemas que integram o psiquismo. Esses autores buscaram apresentar a afetividade sob um viés contextual, mediada pelos sujeitos da cultura e como sistema filogenético e ontogenético. Seguindo esses pressupostos buscamos compreender através de uma pesquisa teórica a construção da afetividade no primeiro ano de vida em uma perspectiva sócio-histórica. A partir do estudo realizado foi possível identificar a afetividade como uma função psicológica superior e campo funcional intimamente relacionado com o primeiro ano de vida, etapa fundamental para a construção da afetividade. Ademais, demonstramos o caráter ativo da criança no início do desenvolvimento, rompendo com uma imagem inatista e biologicista da criança. O estudo permitiu desmistificar a ideia de que o primeiro ano de vida é um ano de total passividade, no qual o bebê pouco age no mundo e fica à mercê de processos espontâneos e maturacionistas. Vigotski e Wallon compreendem o primeiro ano de vida como um período importante para a sociabilidade da criança e o estabelecimento das relações, mesmo carente de fala.

Biografia do Autor

Thamilly Rozendo Luppi, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Psicologia - Universidade Estadual de Maringá. Mestranda em Psicologia (UEM).

Alvaro Marcel Palomo Alves, Departamento de Psicologia, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Psicólogo, mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência (UFPR). Doutor em Psicologia e Sociedade (Unesp-Assis) Professor Adjunto na área de Fundamentos da Psicologia -Universidade Estadual de Maringá (Pr)

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Publicado

09-09-2019

Como Citar

Luppi, T. R., & Palomo Alves, A. M. (2019). A CONSTRUÇÃO DA AFETIVIDADE NO PRIMEIRO ANO DE VIDA: UMA LEITURA SÓCIO-HISTÓRICA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 19(1). https://doi.org/10.25110/educere.v19i1.2019.6872

Edição

Seção

Artigos de Revisão