Algo Sobre a Aprendizagem, a Ciência e a Experiência

Honorato Teissier

Resumo


Em todo o mundo os fracassos dos jovens universitários e os altos custos de sustento das universidades e escolas de educação superior, vão fazendo com que esta seja considerada como elitista. Ao mesmo tempo, fora da realidade, a educação universitária não assegura um rendimento ao egresso, a quem se demanda uma experiência antes de ser contratado. Isto está deixando fora do quadro o processo ensino-aprendizagem, que por anos tem preocupado os pesquisadores de todo o mundo. Por outro lado, o método científico, parece ter-se tornado uma paradóia. Em algumas ocasiões nos assegura um conhecimento, em outras as vantajes de sua aplicação divergem. Que relação guardam estes fenômenos e o desenvolvimento de novas formas de educação para adultos? Este artigo trata de estabelecer uma ligação entre o processo de ensino, o método científico e os fatores de aprendizagem, que requerem uma interiorização na vida do sujeito.
 

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25110/receu.v3i2.1478