ENDOMARKETING – ESTUDO DE CASO DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS DE UM BANCO MÚLTIPLO NO INTERIOR DO PARANÁ

Autores

  • César Roberto Zandonadi
  • Ricardo Agostinho de Figueiredo
  • Ana Paula de Lima da Silva

Resumo

Este artigo trata da identificação dos fatores-chave do endomarketing em questões relacionadas com motivação, treinamento e cultura organizacional, em agências de um banco múltiplo. A pesquisa que lhe deu suporte utilizou amostra não probabilística, com aplicação de um questionário em duas agências do interior do Paraná, localizadas em Boa Esperança e Alto Piquiri. A estratégia do trabalho foi orientada por uma pesquisa bibliográfica, a partir da qual a análise se desenvolve. Com esta pesquisa procurou-se estudar a relação entre a empresa
e seu ambiente interno, por meio da percepção do endomarketing por parte de seus funcionários. Através da aplicação do questionário e dos resultados, foi possível constatar: a valorização do funcionário pelas ações de endomarketing; a comunicação de forma clara e objetiva dentro da organização; a satisfação dos funcionários em relação à questão motivacional dentro do ambiente de trabalho e dos treinamentos desenvolvidos pela empresa, bem como sua cultura organizacional diferenciada. O estudo ajuda a compreender como os fatores de endomarketing se relacionam e interferem diretamente na motivação e na cultura
organizacional, através de suas ações e treinamentos.

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Como Citar

Zandonadi, C. R., Figueiredo, R. A. de, & Silva, A. P. de L. da. (2009). ENDOMARKETING – ESTUDO DE CASO DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS DE UM BANCO MÚLTIPLO NO INTERIOR DO PARANÁ. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 8(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/2682

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Artigos