SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Marciane Koch, Adriano Rodrigues

Resumo


No atual ambiente competitivo das empresas, é necessário que elas utilizem artefatos para manter a sua continuidade. A implantação de sistemas, que são cada vez mais complexos, é comum a grandes empresas, somando-se à importância desse processo, entende-se o motivo de ter sido muito estudado no decorrer do tempo. Com as mudanças decorrentes de evolução tecnológica, sua diminuição nos custos, e o aumento de competitividade, as pequenas e médias empresas também perceberam a necessidade de se ter um sistema de custeio para suportar suas decisões. Porém, as características dessas empresas são distintas das demais, podendo supor que suas necessidades de informação, assim como as dificuldades de implantação desse tipo de sistema sejam diferentes. A necessidade de disponibilizar informações para o setor produtivo tem levado a reflexões e esforços no sentido de atender de forma ampla a esta demanda em uma sociedade do conhecimento. Nesse contexto, este artigo foca a relevância da disponibilização de informações no processo de capacitação e inovação tecnológica, no segmento das empresas de pequeno porte, especialmente em face da atual relevância econômica e social deste porte de empresa. Conclui-se pela indicação de algumas medidas que devem ser perseguidas para ampliar a oferta de informação para as empresas de pequeno porte.

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DOI: https://doi.org/10.25110/receu.v10i1.3625