CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS: IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO NA ESTRATÉGIA, NA ESTRUTURA E NA GESTÃO DE EMPRESAS DO SETOR PRIVADO

Autores

  • Henrique José Affonso
  • Henrique Cordeiro Martins

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar os impactos da implementação de Centro de Serviços Compartilhados (CSC) na estratégia, na estrutura e na gestão de empresas, a partir da configuração terceirizado x próprio. A pesquisa foi de natureza qualitativa em duas grandes empresas, por meio de entrevistas com 13 gestores. Os resultados apontam que o modelo de CSC permite a criação de uma competência essencial, com aumento da vantagem competitiva na cadeia de valor das empresas, porém, as dificuldades de implementação tendem a residir nos aspectos vinculados ao planejamento dessa etapa e no grau de conhecimento de situações semelhantes no mercado.

Downloads

Como Citar

Affonso, H. J., & Martins, H. C. (2012). CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS: IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO NA ESTRATÉGIA, NA ESTRUTURA E NA GESTÃO DE EMPRESAS DO SETOR PRIVADO. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 11(2). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/4000

Edição

Seção

Artigos