EFETIVIDADE NA APLICAÇÃO DE NOVAS TÉCNICAS E A PERMANÊNCIA NO MEIO RURAL: UM ESTUDO DAS PROPRIEDADES FAMILIARES DOS ALUNOS DO COLÉGIO AGRÍCOLA ESTADUAL DE TOLEDO

Autores

  • Salete Polonia Borilli
  • Caroline Barroso Martins
  • Bruna Roncatto
  • Aline Karina Migueli
  • Marisa Cristina Lange

Resumo

Este estudo faz uma análise das relações e determinantes da escolha do Curso Técnico em Agropecuária em nível médio pelos alunos egressos do Colégio Agrícola Estadual de Toledo (PR) e a permanência desses no meio rural, partindo da necessidade de se conhecer as expectativas desses estudantes em relação a sua formação profissional. Além de compreender as mediações entre educação formal e a efetividade da aplicação dos conhecimentos apreendidos na adoção de novas técnicas de cultivo, produção e gestão visando à viabilidade econômica da propriedade rural. Constatou-se que a motivação para a escolha do curso foi a afinidade com o meio rural, pois a maioria dos egressos já trabalhavam na área antes de ingressar no curso, o mercado de trabalho e a possibilidade de adquirir técnicas de cultivo e produção. Verificou-se também que a parcela dos egressos, filhos de produtores rurais que residem no meio rural permanece na propriedade e, está efetivamente aplicando os conhecimentos apreendidos no curso técnico, o que tem contribuído na adoção de novas técnicas de cultivo e de tratos com animais, maior diversificação de atividades e método na aquisição de insumos e na comercialização dos produtos. Maior conhecimento resultou em mudanças na forma de gerir a propriedade - maior controle dos custos, aumento da produtividade, cuidado com o meio ambiente e maior rentabilidade. Poucas aulas práticas e a falta de professores habilitados foram as principais deficiências do curso apontadas pelos egressos.

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Publicado

17-07-2014

Como Citar

Borilli, S. P., Martins, C. B., Roncatto, B., Migueli, A. K., & Lange, M. C. (2014). EFETIVIDADE NA APLICAÇÃO DE NOVAS TÉCNICAS E A PERMANÊNCIA NO MEIO RURAL: UM ESTUDO DAS PROPRIEDADES FAMILIARES DOS ALUNOS DO COLÉGIO AGRÍCOLA ESTADUAL DE TOLEDO. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 14(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/4664

Edição

Seção

Artigos