AÇÃO COLETIVA COMO FORMA DE AGREGAÇÃO NO SISTEMA AGROINDUSTRIAL DA AQUICULTURA DE MARIPÁ-PR

Autores

  • Andreia Helena Pasini Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz
  • Carla Maria Schmidt Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Weimar Freire da Rocha Jr Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Marialva Tomio FURB

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v18i2.5185

Resumo

Este artigo tem como tema a ação coletiva desenvolvida pelos agricultores familiares da Cidade de Maripá, no estado do Paraná. O objetivo da pesquisa foi compreender quais os benefícios que tornam a ação coletiva uma estratégia viável para os produtores da Aquimap ao longo do tempo, identificando quais as variáveis que apresentam influência sobre a viabilidade da iniciativa coletiva investigada. Como objeto de estudo, investigou-se o sistema agroindustrial da piscicultura, especificamente a Associação de Aquicultores de Maripá (Aquimap). Os dados empíricos foram coletados através de entrevistas (que foram gravadas e transcritas), questionários aplicados aos produtores e registros. Esses dados foram coletados com os associados da Aquimap e com o técnico da Emater da cidade. Os dados foram analisados de forma descritiva. Os resultados apontaram que a maioria das variáveis pesquisadas é positiva para a ação coletiva em estudo. Porém no que se refere a homogeneidade e laços fortes, observou-se como negativa para o estudo, apesar de se apresentar como negativa, o caso empírico obtém sucesso. Ainda cumpre destacar que a ação coletiva obtém sucesso ao longo do tempo, e os pequenos produtores familiares tem se mantido com a produção de peixes. Esse estudo apresenta contribuição significativa para os estudos de ação coletiva, identificando as variáveis que podem ser consideradas indutoras do sucesso ou falha de uma ação.

PALAVRAS-CHAVE: Ação coletiva. Agricultura familiar. Sucesso. Benefícios.

Biografia do Autor

Andreia Helena Pasini, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013). MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade Assis Gurgacz – FAG (2010). Bacharel em Administração pela Faculdade Assis Gurgacz- FAG (2009). Atualmente é professora do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz; da Faculdade Dom Bosco e da Unopar presencial de Cascavel. Desenvolve pesquisas nas áreas de administração, desenvolvimento regional, ação coletiva, empreendedorismo, agricultura familiar.

Carla Maria Schmidt, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Doutora em Administração pela FEA/ USP (2010) e Mestre em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2006). Possui Graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Desenvolve pesquisas nas áreas de Administração, Economia e Secretariado com ênfase em Redes, Ações Coletivas, Empreendedorismo e Inovação

Weimar Freire da Rocha Jr, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras (1989), Mestre em Economia Agrária (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (1994) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Bolsista produtividade CNPq.Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná onde leciona no Curso de Ciências Econômicas e no Programa de Mestrado em Desenvovimento Regional & Agronegócio. Atua como pesquisador nos grupos GEPEC e TRANSLOG, direcionando suas pesquisas nos seguintes temas: agronegócio, erva-mate, nova economia institucional e logística.

Marialva Tomio, FURB

Pós-doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS); Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI); Especialista em Ensino Superior e Planejamento pela Universidade Regional de Blumenau (FURB); Graduada em Administração na FURB. Professora Pesquisadora do quadro da FURB atuando na Graduação e na Pós-graduação stricto sensu Mestrado em Administração e Doutorado em Ciências Contábeis e Administração. Áreas de ensino, pesquisa e extensão: Administração e Turismo, nas linhas de: Sustentabilidade;Gestão social; Governança e Organizações. Atualmente membro da gestão (vice-secretaria) da ONG Associação Catarinense de Proteção a Natureza (ACAPRENA) e membro do Comitê de Ética de Pesquisas em Seres Humanos.Professora Parceira da Université de Montreal- UdeM de QUEBEC/CANADÁ.

Downloads

Publicado

30-05-2018

Como Citar

Pasini, A. H., Schmidt, C. M., Rocha Jr, W. F. da, & Tomio, M. (2018). AÇÃO COLETIVA COMO FORMA DE AGREGAÇÃO NO SISTEMA AGROINDUSTRIAL DA AQUICULTURA DE MARIPÁ-PR. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 18(2). https://doi.org/10.25110/receu.v18i2.5185

Edição

Seção

Artigos