IDENTIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UTILIZADOS PELAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE NA REGIÃO DE PARANAVAÍ

Silvia Mara Oliveira, Hercílio Costa Filho

Resumo


A atividade de planejamento é complexa em decorrência de sua própria natureza, por ser um processo contínuo de pensamento sobre o futuro, com vistas a determinar as melhores estratégias a serem implementadas pelas organizações. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo identificar a quantidade de empresas que utilizam os processos formais de planejamento estratégico em seus processos gerenciais. Para sua realização, este estudo apresenta-se com caráter descritivo de natureza quantitativa. Seu delineamento é do tipo levantamento (survey), com a utilização de questionários com questões objetivas e, para a análise de resultados, foram utilizadas fórmulas estatísticas para calcular médias, proporções, desvios padrão e frequências relativas e por meio de tabelas e gráficos foi traçado o perfil do planejamento estratégico das empresas analisadas. Os resultados apontam para a utilização de instrumentos de elaboração e controle há muito difundidos e alguns desvios sobre os mesmos instrumentos.

Texto completo:

PDF