ANÁLISE DE DESEMPENHO DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO DO ESTADO DE SANTA CATARINA: APLICAÇÃO DO SISTEMA PEARLS

Autores

  • Pedro Vinicius Silva Cunha UNIPAR - Universidade Paranaense
  • Willer Carlos de Oliveira UNIPAR - Universidade Paranaense
  • Isabel Cristina Gozer UNIPAR - Universidade Paranaense

Resumo

As cooperativas de crédito são instituições financeiras reguladas pelo Sistema Financeiro Nacional (SFN), normatizadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e supervisiodas pelo Banco Central do Brasil (BACEN). A procura pelas cooperativas de crédito se intensificaram, principalmente, pelo fato delas oferecerem os mesmos produtos e serviços que um banco convencional, mas com taxas e benefícios mais atrativas. Contudo, a preocupação com a capacidade financeira destas instituições, vem sendo alvo de estudos que possibilitam a avaliação de seus resultados através da padronização de seus índices para avaliação dos riscos, controle e supervisão, o sistema PEARLS, criado pelo Conselho Mundial de Cooperativismo de Crédito (WOCCU). Assim, o presente estudo buscou construir a tabela de índice-padrão do setor do cooperativismo de crédito, a fim de avaliar a situação das cooperativas por meio dos decis obtidos pela construção e análises de tabelas. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, que teve como amostra 32 Cooperativas de Crédito Mútuo do Estado de Santa Catariana no ano de 2014. As informações foram tiradas do site do Banco Central do Brasil, utilizando o Sistema PEARLS para realização do cálculo dos índices. Observou-se que, em alguns casos, como no indicador R4, aproximadamente 45% não apresenta nenhum índice. No indicador S5, 80% ficou com índice igual a zero, o que não é uma situação favorável. Também vale destacar o indicador S7, que apresentou um ótimo desempenho, chegando a atingir um crescimento de 154% do Patrimônio Líquido Ajustado.

Biografia do Autor

Pedro Vinicius Silva Cunha, UNIPAR - Universidade Paranaense

Possui graduação em Ciências Contábeis (2013) e MBA em Controladoria Gestão Empresarial e Financeira (2015) pela UNIPAR - Universidade Paranaense. Atualmente, é Técnico Tutor Mediador da UNIPAR - Universidade Paranaense dos cursos de graduação em Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Marketing, Logística, Processos Gerenciais, Gestão Pública, Ciências Contábeis, Administração.Tem experiência na área de Administração e Contabilidade com ênfase em Gestão Empresarial e Finanças.

Willer Carlos de Oliveira, UNIPAR - Universidade Paranaense

Possui graduação em História (2009) e em Ciências Contábeis (2013) pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. É especialista em Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (2010), em Métodos e Técnicas de Ensino - Tópicos Especiais de Metodologia de Ensino de Ciências Sociais pela UTFPR (2012) e em Educação a Distância pela UNOPAR (2015) e Consultoria Empresarial pela (UNIPAR) em andamento. Atualmente, é Técnico Tutor Mediador da Universidade Paranaense - UNIPAR - dos cursos de graduação em Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Marketing, Logística, Processos Gerenciais, Gestão Pública, Ciências Contábeis, Administração, e do curso de pós graduação em Gestão de Vendas e Marketing, Professor de História/Ensino Médio no Colégio Atenas em Cidade Gaúcha e Gerente Financeiro da Mitra Diocesana de Umuarama - Paróquia São José Operário. Tem experiência em docência nas disciplinas de História, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso, prática contábil e mercado financeiro.

Isabel Cristina Gozer, UNIPAR - Universidade Paranaense

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Paranaense (1995), mestrado em Engenharia de Produção, linha de pesquisa Gestão da Qualidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Engenharia de Produção & Sistemas - PPGEPS/UFSC, linha de pesquisa Inteligência Organizacional pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professora titular da Universidade Paranaense dos cursos de Ciências Contábeis na modalidade presencial e EAD e dos Cursos Superiores em Tecnologia em Gestão Financeira, Gestão Pública e Recursos Humanos. Coordenadora de Curso de Graduação na modalidade de Educação à Distância (EAD) dos Cursos Superiores de Tecnologia e Bacharelado do Eixo Tecnológico de Gestão de Negócios (Gestão Financeira, Gestão Pública, Recursos Humanos e Ciências Contábeis. Coordenadora da Pós-graduação lato sensu de MBA em Controladoria, Gestão Financeira e Auditoria, MBA em Gestão Contábil e Tributária e MBA em Gestão de Pessoas e Departamento Pessoal. Colaboradora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Financeira e Finanças, atuando ´dprincipalmente nos seguintes temas: Modelo de solvÊncia em cooperativas crédito, análise econômico-financeira, cooperativismo e gestão financeira.

Downloads

Publicado

27-09-2017

Como Citar

Cunha, P. V. S., Oliveira, W. C. de, & Gozer, I. C. (2017). ANÁLISE DE DESEMPENHO DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO DO ESTADO DE SANTA CATARINA: APLICAÇÃO DO SISTEMA PEARLS. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 17(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/5710

Edição

Seção

Artigos