VALUATION - CÁLCULO DO VALOR DE UMA MICROEMPRESA VAREJISTA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS PELO MÉTODO DE FLUXO DE CAIXA DESCONTADO. UM ESTUDO DE CASO EM TOLEDO/PR

Autores

  • Marcos Luiz Gambetta UNIPAR - Universidade Paranaense - Campus Toledo e, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Toledo.

Resumo

Resumo

Este artigo trata de um estudo de caso voltado a avaliação de uma microempresa, no ramo do comércio varejista de instrumentos e aparelhos musicais, novos e usados, peças e acessórios, consertos e prestação de serviços em instalação de sons. A mesma foi avaliada pelo método do Fluxo de Caixa Descontado, conhecido como o mais sofisticado método de Valuation, ou seja, se apresenta uma definição de valor justo de mercado desta empresa conforme a metodologia utilizada em todo o mundo das finanças. Assim, a pesquisa visa o desenvolvimento e análise do Valuation voltado às microempresas e, através de um estudo de caso, aplica-se tais técnicas, evidenciando o contexto geral da empresa e suas peculiaridades, além disso, apresenta as taxas de desconto utilizadas na avaliação. Comparam-se os resultados encontrados com a avaliação patrimonial contábil, onde se discute as possíveis causas da diferença de valores. Existe uma escassez de literatura relacionada a esse tipo de análise para microempresas brasileiras, limitando a pesquisa já que, na sua grande maioria, aplica-se o Valuation para grandes empresas que, em grande parte são sociedades anônimas de capital aberto onde suas ações são operadas em bolsa de valores, tendo assim controles mais eficientes de gestão e informação.

Biografia do Autor

Marcos Luiz Gambetta, UNIPAR - Universidade Paranaense - Campus Toledo e, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Toledo.

Possui graduação em Ciências Contábeis pela UNIPAR - Universidade Paranaense (Concluído em 2013). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira. Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, previsão de conclusão em 2017 e Pós-Graduado em Controladoria, Gestão Financeira e de Empresas (MBA) pela UNIPAR - Universidade Paranaense, (Concluído em 2016). Atualmente está registrado como Contador Autônomo pelo Conselho Regional de Contabilidade, e exerce o cargo de Analista de Orçamento e Custos em uma instituição privada. Busca a área acadêmica para entender os fenômenos que ocorrem no mundo real afim de resolver eventuais problemas e auxiliando na tomada de decisões dos agentes, otimizando os recursos disponíveis.

Downloads

Publicado

27-09-2017

Como Citar

Gambetta, M. L. (2017). VALUATION - CÁLCULO DO VALOR DE UMA MICROEMPRESA VAREJISTA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS PELO MÉTODO DE FLUXO DE CAIXA DESCONTADO. UM ESTUDO DE CASO EM TOLEDO/PR. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 17(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/6109

Edição

Seção

Artigos