FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DO MORANGO ORGÂNICO A PARTIR DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO

Marlowa Zachow, Marinês Luiza Guerra Dotto, Lígia Fiedler, Odacir Miguel Tagliapietra, Geysler Rogis Flor Bertolini

Resumo


Através de revisão de literatura acerca de custos de produção e formação de preço de venda, buscou-se no trabalho o cálculo do preço através do mark-up para a produção de morangos orgânicos. Utilizando-se um estudo de caso em propriedade em Sede Alvorada/ PR, percebeu-se que é possível utilizar os conceitos de contabilidade de custos aliados a contabilidade rural para calcular o custo de produção e o preço de venda, fazendo pequenas adaptações devido às particularidades da agricultura familiar. Com o cálculo do preço chegou-se à conclusão que a atividade é rentável para a produtora, e que o preço encontrado é mais baixo do que se comprando o produto de outras regiões. A produção local, além de ter uma ótima qualidade, possibilita a venda sem os custos de transporte, alavancando o consumo desse produto.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25110/receu.v19i2.6880