Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

As submissões que não estiverem em conformidade com a referida Norma serão devolvidas aos autores para devidas adequações.

TAXA DE PUBLICAÇÃO:

Este periódico não cobra taxa de publicação

No ato da submissão o(s) autor(es) deverá(ão) preencher uma Declaração de Cessão de Direitos Autorais (download) disponibilizada no sistema eletrônico da revista.

Declaração de autoria: Item obrigatório para a publicação do artigo

https://revistas.unipar.br/unipar-download/juridica_aceite.docx

Template:

https://revistas.unipar.br/unipar-download/juridica_template.docx

 

Normas de submissão de artigos para a EDUCERE - Revista da Educação.

OBJETIVOS

Revista de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIPAR publica preferencialmente trabalhos de pesquisa inéditos, que representem contribuição significativa para o conhecimento científico na área Jurídica, a partir das diferentes perspectivas com que os temas do direito e da sociedade podem ser aproximados. Buscando contribuir para a reflexão jurídico-científica crítica e criativa sobre temas contemporâneos que afetam o Direito e os direitos, focaliza as relações entre direito e sociedade, as políticas constitucionais e diálogos interculturais e interdisciplinares voltados para a sustentabilidade socioambiental e a proteção de direitos.

 

-Quantidade máxima de autores (8 autores);

-Quantidade máxima de páginas (20 páginas, incluindo referências);

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Esse periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY 4.0

https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR

I) APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

1) Os originais devem ser digitados em Word for Windows, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5, em folha tamanho A4, com margens de 2,0cm.

2) Os trabalhos podem ser submetidos em português, espanhol e inglês, devendo apresentar o título, o resumo e as palavras-chave, obrigatoriamente, nessas três línguas (Título, Title e Título; Resumo, Abstract e Resumen; Palavras-chave, Keywords e Palabras clave), com o objetivo de permitir a divulgação dos trabalhos em indexadores e base de dados estrangeiros.

3) Em uma página à parte deve constar o título do trabalho, dados dos autores enviados, abaixo do título, conforme modelo: Nome completo, graduação mais alta, instituição (máximo duas, caso tenha mais de um vínculo), e-mail, ORCID (não obrigatório).

4) Na primeira página do artigo deve constar o título completo do trabalho, o resumo e as palavras-chave, (português, inglês e espanhol), omitindo-se o(s) nome(s) do(s) autor(es).

5) As figuras devem ser numeradas sequencialmente, assim como quadros e tabelas, e devem ser apresentadas no corpo do texto. Toda figura, quadro e tabela deve ter título, colocado acima de figura, quadro e tabela. Todos os materiais gráficos devem apresentar resolução mínima de 300 dpi, com extensão jpg.

6) As notas de rodapé só devem ser utilizadas quando estritamente necessárias.

7) Os autores devem indicar o órgão financiador da pesquisa, se houver, e se o projeto passou por Comitê de Ética da área, com cópia do certificado de aprovação.

II) NORMAS EDITORIAIS

1) Todas as colaborações devem ser enviadas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista - SEER, endereço: http://revistas.unipar.br/?journal=juridica.

2) Os originais serão submetidos à aprovação de consultores nos temas tratados (peer review ou referee system), sem a identificação de autoria. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas ad hoc e do Conselho Editorial, que deverá selecionar os títulos a serem publicados.

3) Deve ser encaminhada, junto ao original, uma carta de submissão assinada por todos os autores do trabalho, indicando a ordem de apresentação dos nomes.

4) Os originais serão aceitos em língua portuguesa, em língua espanhola ou em língua inglesa.

5) Os artigos, após o aceite deverão estar acompanhados (como documento suplementar) do comprovante de tradução ou correção.

6) Os autores assumem a responsabilidade das informações e dos dados apresentados no manuscrito. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIPAR. A reprodução de artigos somente é permitida desde que o crédito seja dado ao criador. Os originais não serão devolvidos aos autores.

7) As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

8) A revista classificará as colaborações de acordo com as seguintes seções:

8.1) Artigos de pesquisa, resultantes de pesquisa e estudos concluídos, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave), Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussão (que podem estar combinados); Agradecimentos (se houver) e Referências, com, no máximo, 20 páginas.

8.2) Artigos de revisão, resultantes de pesquisa bibliográfica com análise crítica sobre determinado tema, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave); Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais; Referências, com, no máximo, 30 páginas.

8.3) Relatos de experiência, resultante de experiência individual ou coletiva de proposta de intervenção, relevante na área da Educação, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave), Introdução, Objetivos, Relato indicando com precisão as condições de realização do trabalho, Discussão; Referências, com, no máximo, 15 páginas.

8.4) Resenhas de publicações nacionais recentes ou publicações estrangeiras, devendo ser apresentada a referência completa da obra, com, no máximo, quatro páginas.

8.5) Resumos (Abstracts e Resumen) de dissertações e teses, ressaltando objetivo, metodologia, breve discussão dos resultados e conclusão do trabalho, com, no máximo, uma página.

III) CITAÇÕES

As citações no texto devem ser feitas pelo sistema autor-data (NBR 10520 - ago. 2002). O sobrenome do autor fora de parênteses deve ser escrito com a primeira letra maiúscula e o restante em minúscula e entre parênteses deve constar o ano e o número da página. O sobrenome do autor dentro de parênteses deve ser todo em letras maiúsculas.

As citações diretas curtas (até três linhas) devem vir entre aspas e incorporadas ao texto, já as citações longas (mais de três linhas) devem apresentar recuo de 4 cm, letra menor que o texto, sem aspas.
Citações indiretas sem aspas e sem número da página, bastando constar o ano.
Em citações de citações deve ser utilizada a palavra apud e a obra original a que o autor consultado está se referindo deve ser citada.

Exemplos:

1) Citação direta curta:

Segundo Artur César de Souza (1995, p. 109) “é no processo que a dialética se desencadeia, não através de procedimento demonstrativo, mas argumentativo, mediante diálogos das partes, numa situação possivelmente controvertida”.

2) Citação direta longa:

O processo civil brasileiro, por uma conjugação de circunstâncias históricas, manteve-se – mais tempo que a generalidade dos ordenamentos da tradição continental – vinculado a figuras do direito comum, entre as quais a releitura medieval dos interditos. Some-se a isso o caráter público do processo civil brasileiro, derivado do sistema de ‘jurisdição una’ que também contribuiu, no campo da jurisdição constitucional, das liberdades, para a criação de instrumentos tendentes ao resultado específico (TALAMINI, 2003, p. 477).

3) Citação indireta:

Segundo Cretella Jr. (2001), o regulamento não pode alterar a lei, nem criar obrigações para os cidadãos, que somente estão sujeitos aos encargos constantes da própria disposição legislativa.

4) Citação de citação:

A técnica da cognição exauriente enquanto não definitiva “é a técnica que funda a execução provisória da sentença” (BORGHESI, 1991, p. 197 apud MARINONI, 2002, p. 40).

 

IV) REFERÊNCIAS

As referências citadas devem ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, segundo a NBR 6023 (nov. 2018).

Exemplos.

Livro:

GOMES, F. Carência de ação. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.

Mais de três autores:

GRINOVER, A. P. et al. Código de defesa do consumidor: comentado pelos autores do anteprojeto. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

Capítulo de livro:

BUENO, C. S. Efeitos dos recursos. In: NERY JR., N.; WAMBIER, T. A. A. Aspectos polêmicos e atuais dos recursos cíveis e assuntos afins. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. p. 66-90.

Artigo de periódico:

ASSIS, J. F. A tutela penal do consumidor e o crime de cobrança vexatória. Revista de Ciências Jurídicas e Sociais da Unipar, Umuarama, v. 9, n. 2, p. 419-440, jun./dez. 2006.

Monografia, Dissertação ou Tese:

FORTUNY, M. A. A defesa do consumidor na estrutura socioeconômica. 2000. 310 f. Tese (Doutorado em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.

Trabalho apresentado em evento:

BARROSO, L. A. Situação metodológica e natureza jurídica do direito amazônico. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO AMAZÔNICO. Direito Amazônico: construindo o estado da arte, 2004, Boa Vista, Anais... Boa Vista: ABLA; Instituto Gursen de Miranda, 2004. p. 62-82.

ESTRADA, A. A. Cultura e educação: novas perspectivas sobre a organização escolar. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E FÓRUM DE PESQUISA, 1., 2002, Umuarama, Anais... Umuarama: Universidade Paranaense, 2002.

Periódico on-line:

CALVO, Adriana Carrera. Os aspectos legais e a validade da cláusula de não-concorrência no Brasil. Jus Navigandi, Teresina, ano 9, n. 616, 16 mar. 2005. Disponível em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp. Acesso em: 20 ago. 2007.

Legislação:

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 25. ed. atual. e amp. São Paulo: Saraiva, 2000.

BRASIL. Lei n. 9.160, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 36, p. 3-9, 20 fev. 1998, Seção 1.

Jurisprudência:

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Processual Civil. Administrativo. Resp n. 836913-RS. 1ª Turma. Relator Min. Luiz Fux. J.08.05.07. Disponível em: http://www.stj.gov.br. Acesso em: 17 jun. 2007.

PARANÁ. Tribunal de Justiça do Paraná. Ap. Cível n. 0407243-1. 13ª C.Civ. Relator Des. Francisco Pinto Rabello Filho. J. 20.06.07. Disponível em: http://www.tj-pr.gov.br. Acesso em: 17 jun. 2007.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.