A Crise no Ensino Jurídico Brasileiro

Autores

  • Juliana Fioreze

Resumo

O presente artigo tem por escopo focalizar a crise no ensino jurídico brasileiro vivida a partir do modelo tradicional, bem como, as causas e entraves principais desta crise. Será apresentado um breve diagnóstico da prática docente predominante nos cursos jurídicos, evidenciando, além dos elementos estruturais que condicionam este exercício, os processos e ritos que permeiam o aludido espaço didático-pedagógico. Demonstrar-se-á, também, o perfil dos docentes e discentes dos cursos jurídicos brasileiros, bem como, dos egressos. Por fim, tentar-se-á investigar o mercado de trabalho face ao quadro de popularização dos cursos jurídicos, com especial ênfase aos altos índices de reprovação dos bacharéis nos Exames da Ordem e demais concursos públicos forenses.

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Como Citar

Fioreze, J. (2008). A Crise no Ensino Jurídico Brasileiro. Revista De Ciências Jurídicas E Sociais Da UNIPAR, 8(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/juridica/article/view/1343

Edição

Seção

Artigos