Proposta de manual de aplicação do biofeedback eletromiográfico modelo pathway MR-20 no músculo tibial anterior de pacientes portadores de seqüela de acidente vascular cerebral (AVC)

Autores

  • Jamile Raahal Cardoso
  • Ludmyla Biaca de Sousa
  • Lara Guérios Lopes

Resumo

O Sistema Nervoso Central (SNC) possui a capacidade de se remodelar em decorrência de uma lesão, como no caso de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), pelo mecanismo da plasticidade neural. Na reabilitação motora este processo pode ser auxiliado pelo Biofeedback Eletromiográfico que proporciona a melhora da resposta motora funcional muscular, admitindo a realização de um movimento antes perdido, assim como permite ao paciente perceber o movimento para que possa dessa forma, controlá-lo. O intuito desta pesquisa bibliográfica foi a elaboração de um manual de aplicação do Biofeedback Eletromiográfico, modelo Pathway MR-20, em pacientes portadores de pé eqüino, decorrente de seqüela de AVC, no músculo tibial anterior, a fim de divulgar e orientar a terapia com o biofeedback, devido ao mesmo ser um recurso terapêutico atual, porém pouco empregado pela maioria dos fisioterapeutas, devido ao escasso conhecimento quanto à manipulação e preparo de uma terapia. O mesmo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica, contendo explicações quanto à seqüência da terapia e manuseio do aparelho, constando de escolha e preparação do ambiente, preparação e orientações ao paciente, programação e aplicação do aparelho. Este protocolo permite um melhor esclarecimento quanto à técnica de biofeedback eletromiográfico no músculo em questão, favorecendo seu manuseio e sua associação a uma terapia convencional.

Downloads

Como Citar

Cardoso, J. R., Sousa, L. B. de, & Lopes, L. G. (2008). Proposta de manual de aplicação do biofeedback eletromiográfico modelo pathway MR-20 no músculo tibial anterior de pacientes portadores de seqüela de acidente vascular cerebral (AVC). Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 7(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1057

Edição

Seção

Artigos