O Aprendizado No Primeiro Estágio De Enfermagem: A Visão Dos Alunos

Márcia Eiko Karino, Maria Helena Dantas de M. Guariente

Resumo


Este trabalho teve o objetivo de tornar conhecida a visão dos alunos sobre o seu aprendizado no primeiro estágio supervisionado do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Aplicou-se, para tanto, um questionário com questões abertas e fechadas, a uma amostra de 37 alunos do 1º ano que estagiaram, durante a disciplina de Fundamentos de Enfermagem, em Unidades Básicas de Saúde. Os resultados obtidos permitem concluir que a inserção precoce dos alunos nas atividades práticas contribui para o seu aprendizado e revela sua percepção sobre situações que favorecem ou prejudicam o desenvolvimento do aprendizado nas atividades do estágio supervisionado, revela ainda o perfil do professor-supervisor e a organização da disciplina para um processo dinâmico e satisfatório de aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v5i1.2001.1103