O Ensino Da Anatomia Humana No Curso De Medicina Da Universidade Federal De Goiás — Avaliação E Perspectivas

Euclides Gomes Barbo de Siqueira Neto, Jussara Rocha Ferreira

Resumo


O presente trabalho é pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, explicativa, através de um estudo de caso da disciplina de anatomia humana para os alunos do curso de graduação em medicina da Universidade Federal de Goiás, objetivando avaliar a adequação do ensino para o profissional médico. Recolhemos literatura, buscamos documentos e entrevistamos professores antigos e atuais. Os entrevistados se pronunciaram quanto à profundidade, extensão e adequação do ensino, a evolução ao longo do tempo e nas mudanças ocorridas nos cursos práticos e teóricos, a forma de abordar o programa. No desenvolvimento do trabalho foram evidenciados os problemas ocorridos com a implantação do ciclo básico nas Instituições de Ensino Superior, problemas didático-pedagógicos, além de ter sido notada uma falta de objetividade no direcionamento do conteúdo para o curso de medicina, onde prática e teoria devem ter maior integração e direcionamento para a aplicação profissional. Com relação às perspectivas futuras embora o corpo docente tenha melhorado a sua qualificação e a unidade de ensino esteja melhor equipada, isto ainda não refletiu, até o momento, na qualidade do curso de graduação, e será necessário avançar na proposta pedagógica, adequando-à a atual realidade de mercado.

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DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v5i1.2001.1104