Identificação Dos Cronotipos De Acadêmicos Do Curso De Ciências Biológicas Da Universidade Estadual De Maringá Durante O Ano Letivo De 2000

Autores

  • Ivanda Burin
  • Sandra Regina Stabille

Resumo

Segundo a cronobiologia, muitas das dificuldades de aprendizado e dos problemas de adaptação à escola ou ao trabalho podem ser decorrentes de diferenças nas características cronobiológicas existentes entre os indivíduos. O aluno do curso de Ciências Biológicas, enquanto estudante, está sujeito aos horários de aulas do curso e a horários restritos para estudo extra aula e, por outro lado, enquanto profissional estará sujeito a horários de trabalho diversificados, dependendo da área de atuação. De acordo com a cronobiologia, a ruptura da sincronização entre o meio ambiente e a ordem temporal interna do ser vivo leva a uma relação inadequada do organismo com o meio e a prejuízos à qualidade de vida. Frente ao exposto, aplicou-se um questionário específico com o objetivo de identificar o cronotipo de alunos do curso de Ciências Biológicas. Pretendeu-se fornecer subsídios para posterior orientação dos alunos quanto aos seus horários ideais de estudo e de trabalho. Constatou-se na amostra estudada 1,2% estudantes definidamente matutinos, 19,6% moderadamente matutinos, 47,2% intermediários, 25,2% moderadamente vespertinos e 6,8% definidamente vespertinos. Com base nos resultados concluiu-se que: predomina o cronotipo intermediário; que a maioria dos alunos prefere estudar e trabalhar em horários condizentes com seu cronotipo, mas não o faz; e que a maior parte dos entrevistados já ouviu falar em cronobiologia. Acreditamos que o conhecimento sobre cronobiologia deveria ser incluído no currículo dos cursos de Ciências Biológicas.

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Como Citar

Burin, I., & Stabille, S. R. (2008). Identificação Dos Cronotipos De Acadêmicos Do Curso De Ciências Biológicas Da Universidade Estadual De Maringá Durante O Ano Letivo De 2000. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 6(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1145

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Artigos