EFEITOS DE UM PROGRAMA EDUCACIONAL E DE EXERCÍCIOS FISIOTERAPÊUTICOS NA AVALIAÇÃO DA DOR E DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM INDIVÍDUO COM LOMBALGIA: RELATO DE CASO

Autores

  • Noemia Tahara
  • Ariane Cristiane Gatti
  • Elisabete Cristina Balduino Rafachino
  • Isabel Aparecida Porcatti de Walsh

Resumo

A lombalgia é uma das doenças musculoesqueléticas mais comuns, que afetam a população em países industrializados,
levando-as a uma incapacidade funcional e muitos instrumentos têm sido utilizados para avaliar a dor, a incapacidade e a eficiência de um programa de tratamento. O objetivo deste estudo foi avaliar a efi cácia de um programa educacional e de exercícios fi sioterapêuticos em um sujeito com lombalgia, por meio da percepção do mesmo sobre sua dor e capacidade funcional, através dos resultados de diferentes instrumentos de avaliação. Foram utilizados o Oswestry, Short Form 36, EVA e um questionário sobre a dor, com diagrama postural, antes
e após um programa educacional e de exercícios fisioterapêuticos. Os resultados apontaram aumento na capacidade funcional por meio do Oswestry e SF36, cujos valores iniciais obtidos foram 53,8 e 53,5, passando para 27,5 e 68,5, respectivamente. Da mesma forma, houve uma diminuição da dor, demonstrada pelos resultados obtidos pela Eva e SF36, cujos valores foram 4,9 e 29,8 para 3,6 e 60,8 ao fi nal do treinamento, indicando a validade dos instrumentos utilizados na avaliação, bem como a efi ciência do programa educacional e de exercícios para este indivíduo.

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Como Citar

Tahara, N., Gatti, A. C., Rafachino, E. C. B., & Walsh, I. A. P. de. (2009). EFEITOS DE UM PROGRAMA EDUCACIONAL E DE EXERCÍCIOS FISIOTERAPÊUTICOS NA AVALIAÇÃO DA DOR E DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM INDIVÍDUO COM LOMBALGIA: RELATO DE CASO. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 12(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/2230

Edição

Seção

Artigos