PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE OS CRITÉRIOS PARA INDICAR FRAGILIDADE NO IDOSO

Autores

  • Ilka Nicéia D’Aquino Oliveira Teixeira

Resumo

Esta pesquisa qualitativa investigou os critérios para identificar os idosos frágeis, sob a perspectiva de doze profissionais de saúde de um Ambulatório de Geriatria que pertence a um hospital universitário do estado de São Paulo. A amostra foi constituída por quatro enfermeiros, três médicos e um profissional de cada uma das áreas: educação física, fisioterapia, nutrição, psicologia e serviço social. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas individuais semi-estruturadas e o questionário Definições de Fragilidade. Os dados foram organizados e analisados, utilizado o Discurso do Sujeito Coletivo. As duas Idéias Centrais (ICs) que emergiram dos discursos foram: (1) A concordância sobre o conceito de fragilidade precede o desenvolvimento de critérios; (2) Os critérios de fragilidade devem ser multidimensionais.
Os participantes do estudo mencionaram critérios diferentes de fragilidade, incluindo: vulnerabilidade, incontinência urinária, sarcopenia, dependência nas AVDs, problemas familiares, demência, perda do sentido da vida, redução do bem-estar subjetivo, perda de pessoas queridas, institucionalização, déficit cognitivo, doenças, sintomas depressivos, condição sócio-econômica desfavorável e solidão. Os resultados indicaram que não houve consenso sobre os critérios para identificar os idosos frágeis.

Downloads

Como Citar

Teixeira, I. N. D. O. (2009). PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE OS CRITÉRIOS PARA INDICAR FRAGILIDADE NO IDOSO. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 12(2). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/2387

Edição

Seção

Artigos