AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM

André Estevam Jaques, Alejandro Martins Rodriguez, Orlando Seiko Takemura

Resumo


Neste trabalho foi avaliada a influência de recursos tecnológicos on-line no aprendizado de alunos do curso de Enfermagem, da disciplina de Semiologia e Semiotécnica da Universidade Paranaense – Umuarama, Paraná. A coleta de dados constou de questionários e da avaliação oficial da disciplina, em diferentes grupos, com disponibilidade ou não de recursos tecnológicos. Diferentes ambientes virtuais de aprendizagem foram pesquisados, porém, alguns critérios foram decisivos para a escolha do ambiente TelEduc, como gratuidade, software de código aberto e o idioma em  português, o que facilita o seu uso. Apresenta fácil navegação e interface intuitiva, exigindo apenas conhecimentos básicos de informática e Internet. Observou-se que grande parte dos acadêmicos possui computador de uso pessoal, com possibilidade de acesso à Internet, de suas casas, o que favorece a implantação de recursos tecnológicos para a complementação do ensino presencial. Mesmo os acadêmicos que não possuem computador em suas casas, podem acessar o ambiente através dos laboratórios de informática da universidade. Conclui-se que, após a aplicação deste recurso tecnológico, os acadêmicos do grupo que tiveram acesso à ferramenta apresentaram melhores resultados em relação ao grupo que não utilizou o ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados positivos obtidos na presente pesquisa incentivam a extensão desta metodologia de suporte ao ensino-aprendizagem a outras disciplinas, como sugerido na pesquisa de opinião dos participantes, que consideraram excelente a disponibilização desta tecnologia em outras disciplinas do curso de enfermagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v12i3.2008.2539