IDENTIFICAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA NO CENTRO DE PSICOLOGIA APLICADA DA UNIVERSIDADE PARANAENSE

Adriana Justen, Elci da Silva Paltanin, Gisele dos Santos Maroneze, Milton Morais Vissovatz, Juliana Dal Prá, Juliana Feltrin, Mônica Aparecida da Silva, Monique Casacchi Mariussi, Rosemeire Silva Pereira, Orlete Maria Pompeu de Lima

Resumo


Este estudo teve como objetivo identificar o perfil da população atendida no Centro de Psicologia Aplicada - CPA da Universidade Paranaense - UNIPAR no período de 1993 a 2006, de acordo com as seguintes variáveis: gênero, idade, escolaridade, local de moradia, profissão, religião, nível sócioeeconomico, encaminhamento e motivo da consulta (queixa). Para tanto, utilizou-se uma metodologia retrospectiva documental, de consulta às fichas de triagens e dos prontuários dos clientes e a análise se deu por estatística descritiva, compreendendo frequências e porcentagens. A população que procura esse serviço é variada, predominando jovens adultos, do gênero feminino com escolaridade no ensino fundamental incompleto, procedentes de Umuarama/PR, sem ocupação e estudantes, católicos, com renda familiar de até três salários mínimos e encaminhados por amigos/vizinhos. As principais queixas referem-se a dificuldades nas relações familiares, depressão/tristeza, ansiedade/insegurança e dificuldades escolares. A partir do estudo realizado, os autores discutem os dados destacando a necessidade de se pensar em novos modelos de atendimento, planejando e ampliando novas modalidades mais adequadas às especificidades da clientela do CPA da UNIPAR.

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DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v14i3.2010.3661