DISFUNÇÃO SEXUAL E O USO DE DROGAS: UMA ANÁLISE DIAGNÓSTICA

Autores

  • Viviane Valadares Pereira Universidade Federal de São João del Rei
  • Ariana Vitalina Ferreira Universidade Federal de São João del Rei
  • Rommel Larcher Rachid Novais Universidade Federal de São João del Rei
  • Heuler Souza Andrade Universidade Federal de São João del Rei
  • Eliete Albano de Azevedo Guimarães Universidade Federal de São João del Rei
  • Richardson Miranda Machado Universidade Federal de São João del Rei

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i2.2016.4826

Resumo

Objetivou-se caracterizar o perfil sociodemográfico e clínico de pacientes acometidos por disfunção sexual e o uso de drogas de um Centro de Atenção Psicossocial III de Minas Gerais, Brasil, entre 1997 e 2013. A amostra foi composta por 173 pacientes atendidos no serviço. Mais da metade dos pacientes é do sexo masculino (53,75%), possui entre 21 e 60 anos (92,4%) e com procedência de familiares (66,5%). Quanto ao uso de drogas, as mais prevalentes foram cocaína e crack (20,8%), álcool (20,2%) e fumo (16,8%). Dos diagnósticos de disfunção sexual, predominou ausência ou perda do desejo sexual (19,1%), falha de resposta genital (14,5%) e apetite sexual excessivo (14,5%). Parte deles recebe tratamento via permanência dia (52,0%), ficam por 31 a 60 (46,8%) no serviço, mas 53,2% abandonam o tratamento. A partir do conhecimento das características dos pacientes, as equipes multiprofissionais poderão aprimorar a assistência e o planejamento das atividades exercidas.

Biografia do Autor

Viviane Valadares Pereira, Universidade Federal de São João del Rei

Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Mestrado Acadêmico da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Possui graduação em Enfermagem pela UEMG / Universidade Estadual de Minas Gerais (2007), especialização em Gestão em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz / Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (2010) e especialização em Gestão da Clínica na Atenção Primária à Saúde pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial / Minas Gerais (2010). Atualmente é enfermeira concursada na Prefeitura Municipal de Cláudio - Minas Gerais atuando na Coordenação da Atenção Primária à Saúde e no apoio da Vigilância Epidemiológica do município.

Ariana Vitalina Ferreira, Universidade Federal de São João del Rei

Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Mestrado Acadêmico, da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais ( UEMG/2006), Especialização em Saúde Pública - Área de Conhecimento: Saúde Coletiva pela mesma instituição (UEMG/ 2009), e Especialização em Transferência de Tecnologia de Abordagem da Violência e Construção da Paz pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2010). Atualmente é Enfermeira concursada da Prefeitura Municipal de Divinópolis, e da Prefeitura Municipal de Conceição do Pará ( nesta última encontra-se em licença sem remuneração) . Atuou como professora responsável pela disciplina Saúde da Criança e do Adolescente do curso de graduação em enfermagem da Faculdade Pitágoras unidade de Divinópolis. Tem experiência em Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde da Criança na Atenção Primária à Saúde, Imunização e Gestão de Serviços de Atenção Primária.

 

 

Rommel Larcher Rachid Novais, Universidade Federal de São João del Rei

Possui graduação em Medicina pelo Centro Universitário de Volta Redonda (1999), residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo HSJD (2003). Membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, membro da International Contrast Ultrasound Society, corresponding member da European Society of Radiology. Atualmente é médico radiologista da Clínica Center Cordis e da Clinica Imagem SS. Médico do serviço de radiologia da Prefeitura Municipal de Divinópolis. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Radiologia Médica.

Heuler Souza Andrade, Universidade Federal de São João del Rei

Graduação em ENFERMAGEM pela Fundação Educacional de Divinópolis (2004). Especialização em Saúde Pública pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2008), Formação Pedagógica na Área de Saúde pela UFMG (2009). Mestrando em Enfermagem pela UFSJ. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da FUNEDI/UEMG. Membro do grupo de pesquisa Gestão e Organização de serviços de Saúde - UFSJ/CCO. Atualmente atua como professor dos Cursos de Graduação em Enfermagem da UFSJ e da Fundação Educacional de Divinópolis-MG. Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em Saúde Pública, atuando em Unidades de Atenção Primária à Saúde, desenvolvendo atividades com acadêmicos de Enfermagem relacionadas a gestão em saúde, saúde coletiva, saúde da criança e adolescente e saúde do adulto.

Eliete Albano de Azevedo Guimarães, Universidade Federal de São João del Rei

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Ciências da Saúde pelo Centro de Pesquisa René Rachou - FIOCRUZ. Possui especialização em Saúde Pública, Auditoria de Serviços de Saúde e em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais da Saúde e cursos de Aperfeiçoamento em Gestão em Saúde e Avaliação em Saúde. Atualmente é docente na Universidade Federal São João Del Rei, Campus Divinópolis/MG. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de serviços, informação em saúde, vigilância em saúde e imunização.

 

Richardson Miranda Machado, Universidade Federal de São João del Rei

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/2002). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2005). Doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP/2010). Extensão Universitária em Psicologia della Salute, Psichiatria e Amministrazione Pubblica pela Universita di Bologna, UNIBO, Bologna, Itália. Extension en Promoción de la Salud por la Universidad de Concepción, UC, Concepción, Chile. Training in Health Research, York University, YU, Toronto, Canadá. Coordenador do Mestrado Acadêmico em Enfermagem e Professor Adjunto Sub-área: Psiquiatria da Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Centro Oeste Dona Lindu, Divinópolis/MG.

Downloads

Publicado

12-08-2016

Como Citar

Pereira, V. V., Ferreira, A. V., Rachid Novais, R. L., Andrade, H. S., de Azevedo Guimarães, E. A., & Machado, R. M. (2016). DISFUNÇÃO SEXUAL E O USO DE DROGAS: UMA ANÁLISE DIAGNÓSTICA. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 20(2). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i2.2016.4826

Edição

Seção

Artigo Original