ESTRESSE E LESÕES EM ATLETAS DE ESPORTES COLETIVOS

Autores

  • Gislaine Contessoto Pizzo Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Marcos Vinícius Sishieri Akamine Univerisdade Estadual de Maringá - UEM
  • Patricia Carolina Borsato Passos Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Luciane Cristina Arantes Costa Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i1.2016.5097

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os níveis de estresse em atletas lesionados de modalidades coletivas de um município do noroeste do Paraná. Os sujeitos da pesquisa foram 14 atletas de ambos os sexos, com média de idade 23,5 anos. Como instrumentos foram utilizados o Restq – Sport 76 e entrevista semi-estruturada. Para análise dos dados, utilizaram-se o teste Shapiro Wilk e “U” de Mann-Whitney (p<0,05); na análise das questões abertas foi realizada a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que as ocorrências de lesões foram maiores em atletas de rugby e a localização das lesões, nas modalidades em geral, foram mais frequentes nos joelhos e ombros. Em relação ao estresse foram encontrados níveis baixos de estresse geral, emocional e social. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas nos níveis estressantes e tranquilizantes entre os sexos. Conclui-se que atletas com nível maior de valores tranquilizantes e níveis estressantes baixo relataram alguns aspectos negativos, mas os aspectos psicológicos positivos se sobressaíram, o que contribui para o processo de recuperação das lesões.

Biografia do Autor

Gislaine Contessoto Pizzo, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é aluna de Mestrado pelo Programa de Pós-graduação associado UEM/UEL. Integrande do Grupo de Pesquisa Pró-Esporte da Universidade Estadual de Maringá.

Marcos Vinícius Sishieri Akamine, Univerisdade Estadual de Maringá - UEM

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá

Patricia Carolina Borsato Passos, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL. Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL. Membro do grupo de pesquisa Pró-Esporte CNPQ/UEM. Atua na área da Educação Física, pesquisando principalmente os seguintes temas: desenvolvimento motor, psicologia do esporte e Educação Física escolar.

Luciane Cristina Arantes Costa, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1992), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Doutorado em Educação Física realizado pelo Programa Associado de Pós-Graduação UEM/UEL. Atualmente é professora assistente do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Atuação nos seguintes temas: ensino dos esportes, psicologia do esporte e formação profissional.

Downloads

Publicado

29-07-2016

Como Citar

Pizzo, G. C., Akamine, M. V. S., Passos, P. C. B., & Costa, L. C. A. (2016). ESTRESSE E LESÕES EM ATLETAS DE ESPORTES COLETIVOS. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 20(1). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i1.2016.5097

Edição

Seção

Artigo Original