MICROALBUMINÚRIA EM PACIENTES HIPERTENSOS DA CIDADE DE SANTA HELENA – PARANÁ: PREVALÊNCIA E FATORES DE RISCO

Autores

  • Katiane Lowe Faculdade Assis Gurgacz - FAG
  • Claudinei Mesquita da Silva Faculdade Assis Gurgacz - FAG
  • Leyde Daiane de Peder Faculdade Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i2.2016.5311

Resumo

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) representa um grande desafio para a saúde pública no Brasil, pois é considerada uma doença grave e um fator de risco para desenvolvimento de outras moléstias, como a doença arterial crônica. Aumentos ou decréscimos no valor de proteinúria são importantes marcadores do prognóstico renal do paciente. Dessa forma, em pacientes com doença renal, a pesquisa de proteinúria constitui um elemento importante no diagnóstico e no acompanhamento. Para o presente estudo foram selecionados de modo aleatório e em quantidade estatisticamente definida (? n+1) 69 pacientes hipertensos de uma clínica particular da cidade de Santa Helena – PR. Os mesmos coletaram a primeira urina da manhã, a qual foi transportada em ótimas condições de armazenamento até Cascavel-PR, onde foi realizada a análise de microalbuminúria. Dos 69 pacientes estudados observou-se que 5 (7,2%) apresentaram microalbuminúria (valores entre 30 a 299 mg/L) e 1 (1,4%) apresentou macroalbuminúria (valor superior a 300 mg/L).  A partir dos dados analisados verificou-se que uma porcentagem considerável de pacientes portadores de HAS apresentam concentrações elevadas de albumina na urina o que indica provável problema renal instalado ou em instalação, conforme já demonstrado em outros estudos.

Biografia do Autor

Katiane Lowe, Faculdade Assis Gurgacz - FAG

Discente do curso de Farmácia da Faculdade Assis Gurgacz - FAG.

Claudinei Mesquita da Silva, Faculdade Assis Gurgacz - FAG

Docente Mestre do Curso de Farmácia da Faculdade Assis Gurgacz, atua na área de Química, Análises Clínicas e Farmácia Hospitalar.

Leyde Daiane de Peder, Faculdade Assis Gurgacz

Docente Mestre do Curso de Farmácia da Faculdade Assis Gurgacz, atua na área de Análises Clínicas, Farmácia de dispensação e Saúde Coletiva.

Downloads

Publicado

12-08-2016

Como Citar

Lowe, K., Silva, C. M. da, & Peder, L. D. de. (2016). MICROALBUMINÚRIA EM PACIENTES HIPERTENSOS DA CIDADE DE SANTA HELENA – PARANÁ: PREVALÊNCIA E FATORES DE RISCO. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 20(2). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i2.2016.5311

Edição

Seção

Artigo Original