PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO NA PRIMEIRA HORA DE VIDA DO RECÉM-NASCIDO POR PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM

Autores

  • Maura Fernanda Ferreira da Silva Leite Faculdade Santo Agostinho, Teresina - PI
  • Priscila Araújo Barbosa Faculdade Santo Agostinho
  • Dean Douglas Ferreira de Olivindo Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família de Teresina e Professor da Disciplina Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade Santo Agostinho, Teresina, PI.
  • Valessa de Lima Ximenes Secretária Municipal de Saúde de Teresina e Secretária de Estado de Saúde do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i2.2016.5386

Resumo

O aleitamento materno é a principal maneira de proporcionar a alimentação ideal para o crescimento e desenvolvimento de forma saudável para o neonato. O estudo tem como objetivo descrever e analisar a percepção das puérperas acerca do incentivo ao aleitamento materno na primeira hora de vida pelos profissionais de enfermagem em uma maternidade pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva. As participantes da pesquisa foram 24 puérperas que pariram na maternidade e que aceitaram participar da pesquisa. O instrumento para coleta de dados foi a  entrevista semiestruturada. Todas as pesquisadas assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os depoimentos revelaram que todas as puérperas possuíam um conhecimento prévio quanto aos benefícios e importância da amamentação e que a maioria das entrevistadas receberam uma assistência humanizada voltada ao incentivo da amamentação. Conclui-se que é de suma importância ressaltar que seja oferecido um apoio profissional na afirmação do contato pele a pele precoce entre mãe e filho, para a elevação de ações de cuidado e que não haja limitações por parte do profissional enfermeiro no espaço que envolva esta interação, visando um bom entendimento entre eles.

Biografia do Autor

Maura Fernanda Ferreira da Silva Leite, Faculdade Santo Agostinho, Teresina - PI

Bacharel em enfermagem pela Faculdade Santo Agostinho

Priscila Araújo Barbosa, Faculdade Santo Agostinho

Bacharel em enfermagem pela Faculdade Santo Agostinho.

Dean Douglas Ferreira de Olivindo, Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família de Teresina e Professor da Disciplina Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade Santo Agostinho, Teresina, PI.

Enfermeiro e mestre em enfermagem pela UFPI.

Valessa de Lima Ximenes, Secretária Municipal de Saúde de Teresina e Secretária de Estado de Saúde do Piauí

Enfermeira pela Universidade de Pernambuco, Recife - PE. Residência em Saúde da Mulher pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande, especialista em Saúde da Família pela Universidade Gama Filho. Enfermeira obstetra da Maternidade Dona Evangelina Rosa em Teresina - PI e enfermeira plantonista do Hospital Alberto Neto em Teresina - PI.

Downloads

Publicado

12-08-2016

Como Citar

Leite, M. F. F. da S., Barbosa, P. A., de Olivindo, D. D. F., & Ximenes, V. de L. (2016). PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO NA PRIMEIRA HORA DE VIDA DO RECÉM-NASCIDO POR PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 20(2). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i2.2016.5386

Edição

Seção

Artigo de Revisão