O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA PARA PESQUISA E A GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: O PAPEL DOS GRUPOS DE PESQUISA

Autores

  • Luciana Portes de Souza Lima
  • Camila Mirelle Magri Cortez
  • Mara Regina Rosa Ribeiro
  • Alexandra de Paula Rothebarth
  • Juleandrea Bido Cesário

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v19i3.2015.5547

Resumo

Este estudo objetiva analisar, na percepção de docentes sobre como se dá a relação entre o ensino de graduação e os grupos de pesquisa. Estudo descritivo, qualitativo, utilizando análise temática. Foram participantes desta pesquisa líderes dos grupos de pesquisa, docentes e coordenador da faculdade de enfermagem estudada. Aprovado sob nº 796/CEP-HUJM/2010. Os resultados obtidos demonstram que apesar do desenvolvimento da competência para a pesquisa constar no Plano Político Pedagógico do curso, o ensino de graduação não supre o pleno desenvolvimento desta, assim, transfere esta responsabilidade para os grupos de pesquisa. São discutidos a necessidade de repensarmos nossos currículos a fim de articularmos integralmente o ensino de graduação e as atividades dos grupos, elaborando Projetos Políticos flexíveis que farão com que a participação em grupos e consequente produção científica não sejam percebidos como sobrecarga, nem para o docente pesquisador nem para o graduando. Consideramos que este estudo permite a aproximação com a temática em estudo, sendo relevante para a definição de objetos a serem aprofundados em pesquisas posteriores.

Downloads

Publicado

04-03-2016

Como Citar

Lima, L. P. de S., Cortez, C. M. M., Ribeiro, M. R. R., Rothebarth, A. de P., & Cesário, J. B. (2016). O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA PARA PESQUISA E A GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: O PAPEL DOS GRUPOS DE PESQUISA. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 19(3). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v19i3.2015.5547

Edição

Seção

Artigo Original