A CONDUTA DIETOTERÁPICA NO TRATAMENTO DA DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO – RELATO DE CASO

Autores

  • Tatiane dos Santos Aparecido-Gonçalves Universidade Paranaense
  • Patricia Franco Gonçalves Previato do Amaral Universidade Paranaense
  • Andreia Assunção Soares Universidade Paranaense
  • Maressa de Lima Rodrigues Universidade Paranaense
  • Laura Maria Soares Betineli Universidade Paranaense
  • Ricardo de Melo Germano Universidade Paranaense

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i3.2016.5902

Resumo

A doença do refluxo gastroesofágico é causada pela redução da pressão do esfíncter esofágico inferior e pode ser agravado por fracionamento inadequado da dieta e pela produção de espécies reativas ao oxigênio. Os tratamentos medicamentosos e cirúrgicos se destacam, contudo, existem opções de terapêutica não farmacológica, como as vitaminas e minerais com funções antioxidantes, atuam como adjuvantes neste tipo de tratamento. Portanto, este trabalho teve como objetivo avaliar as funções das vitaminas e minerais suplementados junto à dieta fracionada, prescritas a uma paciente de cirurgia de hérnia de hiato, e a diminuição do quadro de esofagite. A paciente chegou com quadro de esofagite de refluxo, disfagia, dores na região gástrica e distensão abdominal. Como conduta foi adotada a suplementação com piridoxina 30mg, zinco quelato 20 mg e ácido pantotênico 20 mg e vitamina C revestida  200 mg, assim como aumento do fracionamento da dieta refletindo na redução do volume das refeições para amenizar desconfortos gástricos. O fracionamento adequado da dieta, a redução do volume das refeições e a suplementação atuam de maneira eficaz na melhoria do quadro da DRGE. Cabe destacar que é papel do nutricionista garantir a adesão do paciente ao tratamento para não haver recidivas de sintomas.

Biografia do Autor

Tatiane dos Santos Aparecido-Gonçalves, Universidade Paranaense

Nutricionista, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos da Universidade Paranaense (UNIPAR), Professora do Curso de Nutrição, Educação Física e Agronomia da Universidade Paranaense (UNIPAR), Sede, Praça Mascarenhas de Moraes, n. 4282, Zona III, CEP. 87.502-210, Umuarama - PR, Brasil - Bolsista do PIT da Universidade Paranaense – UNIPAR. 

Patricia Franco Gonçalves Previato do Amaral, Universidade Paranaense

Médica Veterinária, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos da Universidade Paranaense (UNIPAR). Professora do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Paranaense (UNIPAR), Campus II, Rodovia PR 480, Km 14, Parque Bonfim, CEP. 87.502-970, Umuarama - PR, Brasil.

Andreia Assunção Soares, Universidade Paranaense

Bióloga, Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos da Universidade Paranaense (UNIPAR), Sede, Praça Mascarenhas de Moraes, n. 4282, Zona III, CEP. 87.502-210, Umuarama - PR, Brasil – Bolsista PNPD/Capes.

Maressa de Lima Rodrigues, Universidade Paranaense

Acadêmica do curso de Nutrição da Universidade Paranaense (UNIPAR), Sede, Praça Mascarenhas de Moraes, n. 4282, Zona III, CEP. 87.502-210, Umuarama - PR, Brasil.

Laura Maria Soares Betineli, Universidade Paranaense

Acadêmica do curso de Nutrição da Universidade Paranaense (UNIPAR), Sede, Praça Mascarenhas de Moraes, n. 4282, Zona III, CEP. 87.502-210, Umuarama - PR, Brasil.

Ricardo de Melo Germano, Universidade Paranaense

Biólogo, Doutor, Professor do Curso de Medicina Veterinária, Nutrição e Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos da Universidade Paranaense (UNIPAR), Sede, Praça Mascarenhas de Moraes, n. 4282, Zona III, CEP. 87.502-210, Umuarama - PR, Brasil.

Downloads

Publicado

30-03-2016

Como Citar

Aparecido-Gonçalves, T. dos S., Previato do Amaral, P. F. G., Soares, A. A., Rodrigues, M. de L., Betineli, L. M. S., & Germano, R. de M. (2016). A CONDUTA DIETOTERÁPICA NO TRATAMENTO DA DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO – RELATO DE CASO. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 20(3). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i3.2016.5902

Edição

Seção

Relato de Caso