USO IRRACIONAL E RESISTÊNCIA A ANTIMICROBIANOS EM HOSPITAIS

Autores

  • Priscila Noemi Vieira
  • Suellen Laís Vicentino Vieira Docente da Universidade Paranaense - campus sede, Umuarama, PR, BR. Doutoranda na Universidade Estadual de Maringa, Maringá, PR,BR.

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v21i3.2017.6130

Resumo

Os antimicrobianos são uma das classes de medicamentos mais prescritas em todo o mundo. São utilizados para inibir ou combater o crescimento de determinados microrganismos, mas quando são indicados sem necessidade ou com imprecisão, facilitam o desenvolvimento da resistência bacteriana.  Atualmente, os antimicrobianos estão entre os fármacos mais prescritos em hospitais, e uma das consequências mais importantes do uso indiscriminado é a resistência bacteriana. É de grande interesse a realização de estudos sobre a utilização de antimicrobianos que permitam detectar problemas com os mesmos. Visando contribuir com medidas que facilitem o controle do problema, este trabalho teve como objetivo, analisar o uso racional de antimicrobianos e a resistência bacteriana em hospitais, através de estudo bibliográfico. As causas que levam a não efetividade de tratamento com antimicrobiano se deve a diversos fatores como, prescrição inadequada, erro na dose, posologia e/ou tempo de tratamento, escolha inapropriada, entre outros.

Biografia do Autor

Suellen Laís Vicentino Vieira, Docente da Universidade Paranaense - campus sede, Umuarama, PR, BR. Doutoranda na Universidade Estadual de Maringa, Maringá, PR,BR.

Farmacêutica-Bioquímica, Especialista em Docencia e Gestão do Ensino Superior, Especialista em Farmácia Magistral com Ênfase em Cosmetologia e Dermocosméticos, Mestra em Biociências e Fisiopatologia

Downloads

Publicado

19-12-2017

Como Citar

Vieira, P. N., & Vicentino Vieira, S. L. (2017). USO IRRACIONAL E RESISTÊNCIA A ANTIMICROBIANOS EM HOSPITAIS. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 21(3). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v21i3.2017.6130

Edição

Seção

Artigo de Revisão